Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Varejista norte-americana Sears planeja fechar até 120 unidades

Empresa atribui restruturação à fraqueza da economia nos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A varejista norte-americana Sears anunciou ontem um plano para fechar entre 100 e 120 lojas Kmart e Sears e reverter a queda no seu desempenho financeiro.

A expectativa é que a reestruturação gere uma receita de até US$ 170 milhões.

Com cerca de 4.000 lojas nos EUA, a rede vem registrando queda nas vendas desde 2005, quando fechou a fusão com a Kmart.

Ontem, a empresa informou uma redução de 5,2% nas vendas no período de dois meses até o dia de Natal.

A companhia também estimou para o atual trimestre um gasto adicional recorde de até US$ 1,8 bilhão.

Consultores apontam a má conservação e a má localização das lojas, além de maior competição no setor, como fatores responsáveis pela piora no desempenho comercial.

"Eles negligenciaram esse negócio por tanto tempo. Estão deixando a Kmart e a Sears morrer", afirmou Brian Sozzi, consultor de varejo.

Sozzi prevê o fechamento de mais lojas no futuro.

A Sears atribuiu o processo de reestruturação ao desempenho mais fraco no setor de eletroeletrônicos e "a um momento econômico mais frágil".

"Não estamos contentes com os resultados que apresentamos. Estamos abertos a fazer o que for preciso para aumentar a rentabilidade", disse o presidente-executivo, Lou D'Ambrisio.

Segundo ele, a empresa buscará melhorar resultados com um programa de recompensas a consumidores fiéis, com maior presença on-line e com a reforma das lojas.

As ações da Sears recuaram cerca de 27% ontem, ao menor nível desde ao menos março de 2009.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.