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Lojas on-line aumentam promoções noturnas por consumidores bêbados

DO “NEW YORK TIMES”

Depois de alguns drinques, algumas pessoas saem para dançar. Outras pedem comida. E, para alguns, é hora de comprar on-line.

"Tenho uma conta vinculada ao celular, e por isso é muito fácil", disse a americana Tiffany Whitten. Ela adquiriu uma capa para celular por US$ 5.

"Eu estava bêbada quando fiz a compra e me esqueci dela. Quando chegou pelo correio, fiquei realmente animada", disse Whitten.

"Depois do bar, as inibições podem ser reduzidas, e isso pode resultar em compras. Com sorte, compras saudáveis realizadas por impulso", afirmou Andy Page, presidente da Gilt Groupe, companhia de varejo online.

De olho nesse perfil de consumidor, a empresa aumentou as promoções em horários posteriores às 21h.

A ChannelAdvisor, que opera o comércio eletrônico de centenas de sites, diz que seus pedidos atingem o pico por volta das 20h. E que os compradores estão comprando cada vez mais tarde.

Chris Tansey, contador na Austrália, foi às compras online depois de beber. Adquiriu uma viagem de moto pela Nova Zelândia, ao preço de US$ 10 mil.

"Os obstáculos a gastar o dinheiro que você tanto sua para ganhar ficam bem distantes depois de beber uma garrafa de vinho", afirmou.

"Se vemos um produto e nos sentimos bem, o avaliaremos de modo mais positivo", disse Nancy Puccinelli, pesquisadora da Universidade de Oxford.

O pico de compras noturno, porém, requer um toque delicado por parte das lojas. Por motivos de decoro, as empresas não querem ser vistas como encorajadoras do consumo sob efeito do álcool.

Na visão das companhias, a aquisição de produtos inadvertidamente por pessoas embriagadas resultará em alto nível de devoluções.

Segundo pesquisa do site Kelkoo, que compara preços no Reino Unido, metade das pessoas disse já ter comprado on-line depois de beber.

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