Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Garoto de 15 anos faz programa Siri, do iPhone 4S, entender português

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Pedro Franceschi, 15, é um velho conhecido da Apple. O garoto já fez um software para habilitar programas não oficiais no iPhone e outro para facilitar a substituição do iOS, sistema operacional da Apple, pelo Linux, software gratuito de código aberto.

Programador autodidata desde os nove anos, Pedro escolheu agora como alvo o Siri, o assistente pessoal guiado por voz do iPhone 4S.

No Brasil, o uso do Siri é limitado: ele faz ligações e anotações na agenda. Mas é preciso falar em inglês, francês ou alemão para fazer perguntas e pedir informações.

"A Apple sempre lança programas em inglês e se esquece do Brasil", afirmou Franceschi.

Contrariado com a falta de suporte em português, ele trabalhou para fazer o programa entender palavras em nossa língua.

Usando o SiriProxy, Pedro interceptou o tráfego dos servidores do Siri e o direcionou para o próprio computador, tornando possível ver e modificar os dados.

Ele fez o programa entender áudios em português. Depois combinou-o com o software Dragon Dictation, para smartphones, que transcreve falas e tem suporte em português. Um vídeo do feito pode ser visto em bit.ly/pedrosiri.

Por questões técnicas, o público ainda não tem acesso à mudança.

"Porém, assim que o Jailbreak (desbloqueio que permite habilitar outras funções) do iPhone 4S estiver disponível, vou criar um aplicativo para que o Siri funcione em português brasileiro", diz o programador.

Procurada pela Folha, a Apple não quis comentar o assunto.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.