Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após acordo sindical, concessionárias fecham amanhã

Em 2012, lojas de veículos abrirão apenas dois domingos por mês, conforme calendário registrado na Justiça

DE SÃO PAULO

As concessionárias de veículos de São Paulo fecharão as portas amanhã, domingo, em cumprimento ao acordo coletivo firmado entre os sindicatos patronal e dos funcionários no fim de 2011.

Segundo a decisão registrada na Justiça do Trabalho, as lojas na capital abrirão apenas dois domingos por mês até dezembro. Um calendário foi elaborado para orientar os consumidores.

Ao menos dez empresas recorreram à Justiça para tentar reverter a decisão. Todas conseguiram liminares no plantão de final de ano, as quais depois foram suspensas em segunda instância.

A medida tem apelo econômico. O domingo é o segundo melhor dia em vendas para as concessionárias, atrás do sábado. Agora, os distribuidores de veículos terão que se adaptar às regras.

A GM (General Motors) montou campanha publicitária especial para os consumidores com ofertas para o fim de semana -amanhã, as lojas estarão fechadas.

Outras montadoras, como Ford, Volkswagen, Renault e Chery, também montaram promoções para o primeiro fim de semana completo do ano sem abertura das concessionárias no domingo.

No interior de São Paulo, o acordo entre os sindicatos foi fechar todos os domingos. Em ambos os casos, no descumprimento, estão previstas multas para cada funcionário chamado a trabalhar.

Para o diretor-executivo de operações das agências Publicis no Brasil, Hugo Rodrigues, os resultados das montadoras serão menores no começo pelo fato de as lojas não abrirem aos domingos.

"O que nós temos que entender agora é como sentir o que o consumidor quer. Para ele [consumidor], essa medida é radical", disse o responsável pela campanha da GM.

O presidente do sindicato patronal, Octavio Leite Vallejo, afirmou que as empresas têm que respeitar o que foi definido em assembleia entre os sindicatos.

(VENCESLAU BORLINA FILHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.