Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA aderem aos concursos de aplicativos

Órgãos públicos e governos municipais, como o de Nova York, têm recorrido a esse recurso com frequência crescente

Metropolitan Transit Authority recebeu 42 projetos, como o que permite localizar a estação mais próxima

CHRISTOPHER HITZ
DO “NEW YORK TIMES”

Para desenvolver aplicativos para os quais não dispõem de recursos ou pessoal, governos municipais dos Estados Unidos usam com cada vez mais frequência o recurso de veicular dados online e oferecer prêmios aos programadores dispostos a

criar softwares com eles.

Nova York aderiu com entusiasmo à ideia, por meio do concurso BigApps, que já está na versão 3.0.

Agora é a vez da Metropolitan Transit Authority (MTA).

No ano passado, a MTA publicou dados sobre o desempenho dos trens e sua organização, situação de escadas rolantes, tráfego nas catracas do metrô, trânsito nos túneis e pontes, e outros, e convidou os criadores de aplicativos a desenvolver o que quisessem.

O concurso resultante, MTA App Quest, resultou em 42 projetos, disputando US$ 15 mil em prêmios.

Os aplicativos inscritos incluem software para todas as grandes plataformas, serviços de e-mail e sites.

Um painel de jurados selecionará a maioria dos premiados, mas existem dois prêmios que serão conferidos pelo voto popular. A votação termina amanhã.

A MTA provavelmente não imaginava que um dos resultados seria o TrainSmoker, cujo objetivo é informar os passageiros das linhas ferroviárias Metro-North e Long Island Rail Road sobre os locais onde podem fumar legalmente e sobre o tempo de que dispõem para fazê-lo entre um trem e outro.

Da mesma forma, o Brooklyn or Penn informa os usuários da Long Island Rail Road se chegarão em casa mais rápido embarcando no Atlantic Terminal ou na Pennsylvania Station.

O aplicativo mais votado até o momento é o NYC Station Finder, para o iPhone, que permite que o usuário verifique no aparelho onde fica a estação mais próxima, identificada por linha e distância.

O software de realidade aumentada que oferece instruções sobre como chegar ao metrô não é ideal, porém. Ele não provê mapas e não se pode verificar proximidade por endereço. A pessoa precisa saber os nomes das duas estações entre as quais pretende se deslocar.

Já o Embark NYC, disponível para o Android e o iPhone, oferece um mapa do metrô. Clicar na estação em que o passageiro está e naquela para a qual pretende ir mostra a rota, os horários dos trens e potenciais atrasos de serviço. Depois de baixado, o Embark NYC não requer conexão de internet -e, por isso, funciona no metrô.

Alguns dos aplicativos estão claramente no início de seu desenvolvimento.

Isso é comum em concursos de aplicativos, diz Brandon Kessler, da Challenge Post, que está organizando a disputa da MTA e já ajudou a dirigir mais de 200 concursos semelhantes.

Alguns programadores dizem que é melhor lançar um produto imperfeito e aperfeiçoá-lo aos poucos, com base na reação dos usuários.

"Sempre recebemos versões iniciais dos aplicativos, o que é parte da beleza do processo, mas isso significa que aquilo que pode vir a acontecer nos meses seguintes talvez seja surpresa.", disse Kessler.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.