Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CCR e Zürich vão disputar aeroportos

Empresa conhecida pelas concessões rodoviárias firmará sociedade com suíça que opera terminais de Zurique

Acionistas da CCR aprovaram aquisições no valor de US$ 214,5 milhões em aeroportos na América Latina

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

O Grupo CCR deve entrar na disputa pelas concessões de aeroportos brasileiros em sociedade com a Flughafen Zürich AG, operadora de aeroportos de Zurique. A empresa suíça terá uma participação de 10% no consórcio.

Conhecida pela administração de rodovias e tendo como sócias as construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, a CCR recebeu ontem o sinal verde dos acionistas para entrar no ramo de concessões aeroportuárias.

Os acionistas também aprovaram a aquisição da participação que as duas construtoras detêm em aeroportos no Equador, na Costa Rica e em Curaçao (Caribe), por US$ 214,5 milhões.

Segundo o presidente da CCR, Renato Vale, a aquisição será feita com recursos próprios e com a emissão de dívidas. A expectativa é de que dentro de dois meses os ativos estejam incorporados ao portfólio da CCR.

Os interessados em participar dos leilões dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas, que serão realizados simultaneamente em 6 de fevereiro na BM&F Bovespa, têm até o dia 30 para apresentar suas propostas.

Segundo Vale, a empresa está analisando os editais e deverá decidir sobre sua participação até o dia 22. "Temos interesse, desde que seja dentro da nossa disciplina financeira", disse Vale.

Ele não quis afirmar qual a taxa de retorno que a empresa calcula para os três aeroportos, mas disse não esperar taxas muito baixas, como preveem alguns concorrentes, de 6,5% para os aeroportos de Guarulhos e Brasília.

"Não esperamos taxas tão baixas, pois o volume de investimentos previstos é muito alto", afirmou.

Pelas regras do governo, as empresas poderão concorrer pelos três aeroportos, mas somente poderão ganhar a concessão de um deles.

Vale disse esperar que o BNDES ofereça condições "similares" às oferecidas ao consórcio vencedor da concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal, no Rio Grande do Norte.

Mais de uma dezena de investidores são esperados para os leilões de concessão. Entre eles, o grupo indiano GMR, a espanhola OHL (em consórcio com a operadora Aena, da Espanha) e a EcoRodovias, em sociedade com a operadora alemã Fraport.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.