Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murdoch diz que Google é líder da pirataria

No Twitter, presidente da News Corp. acusa Obama de trabalhar para o Vale do Silício

DE SÃO PAULO

O presidente Barack Obama está na lista de empregados do Vale do Silício, e o Google é o líder da pirataria, disse Rupert Murdoch, presidente da News Corporation, pelo Twitter, no sábado. O motivo do ataque é o projeto de lei americano para acabar com a pirataria on-line.

Neófito no microblog, Murdoch já causou outra saia justa, ao dizer que os britânicos tinham muitos feriados para um país quebrado.

O projeto coloca de um lado gigantes da internet, como o Google, e, de outro, empresas de mídia, como as do conglomerado da News Corp.

"Isso é puro nonsense", disse um porta-voz do Google no domingo. Ele também rebateu as acusações de que a empresa lucrava com anúncios de material pirata.

A Casa Branca entrou na mira de Murdoch quando manifestou sua preocupação com a nova legislação.

As companhias de mídia argumentam que essa é uma forma de protegê-las de sites de outros países que não estão sujeitos às leis americanas de direitos autorais.

Já as empresas de tecnologia dizem que a lei ameaça a liberdade de expressão sem combater, de fato, a pirataria. Para elas, a linguagem vaga do Sopa (Stop Online Piracy Act) responsabiliza legalmente buscadores e redes sociais por abrigar links e sites com conteúdo pirata.

Protestando contra a lei, a enciclopédia on-line Wikipédia aderiu ao blecaute anunciado por sites e tirará do ar sua versão em inglês amanhã.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.