Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FBI prende fundador do site Megaupload

Endereço de compartilhamento de arquivos é acusado de pirataria e de lavagem de dinheiro

DE SÃO PAULO

Kim Schmitz, o fundador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, foi preso em sua residência na Nova Zelândia pela polícia, a pedido do FBI. Antes, trancou-se em um cofre com uma espingarda.

A operação faz parte de ação da polícia federal americana contra a pirataria na web e contou com a colaboração de agentes neozelandeses. Ela tirou do ar o site.

De acordo com a polícia federal americana, os prejuízos aos proprietários dos direitos superam os US$ 500 milhões.

Também foram tirados do ar os sites afiliados à Mega, que pertencem a Schmitz. Ele e os outros três integrantes da equipe do Megaupload também são acusados de lavagem de dinheiro.

Segundo o FBI, os sites movimentaram por cinco anos mais de US$ 175 milhões. O dinheiro resultava da venda ilegal de assinaturas para membros premium que tinham acesso a filmes e músicas sem o recolhimento dos direitos autorais. Também eram vendidos anúncios.

A operação desencadeou uma ação em massa do grupo de crackers Anonymous contra órgãos do governo americano e da indústria.

Ontem, foram derrubados os sites do Departamento de Justiça, do Escritório de Direitos Autorais e do FBI.

Além deles, ficaram fora do ar as páginas na internet da Riaa (Associação Americana da Indústria Fonográfica), da coletora de direitos autorais BMI, da MPAA (Associação Americana da Indústria do Cinema) e da Universal Music. Todos foram listados em um site de compartilhamento de textos utilizado por integrantes do Anonymous.

O Departamento de Justiça negou ter seu site derrubado.

Na madrugada de ontem, o Anonymous chegou a colocar o site do Megaupload no ar novamente. No entanto, a quantidade de acessos derrubou a página. Nela é mantido um aviso de que o serviço será restabelecido em breve.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.