Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado Aberto

Brasil deve desenvolver papel mais ativo no G20

DIRIGENTE DE BANCO CENTRAL ITALIANO AFIRMA ACREDITAR QUE PROBLEMA DE FINANÇA PÚBLICA DE SEU PAÍS ESTÁ SOB CONTROLE

"Não ficou muito claro o que [emergentes] querem fazer com esse maior peso no G20. Creio que é muito importante que desenvolvam um papel mais ativo", disse em entrevista exclusiva à Folha Fabrizio Saccomanni, diretor-geral do Banca d'Itália, o banco central italiano.

Sorridente e muito à vontade, algo raro entre dirigentes de bancos centrais, Saccomanni comentou que se questiona se o Brasil mudou a política monetária.

Muito ligado ao presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi, Saccomanni criticou a Alemanha e afirmou que "os EUA não estão fazendo quase nada para reduzir o desequilíbrio fiscal".

Saccomanni defende uma discussão global sobre taxas de juros e diz que exageram a crise europeia.

"Não é um problema só da Europa. Os últimos dados mostram que o crescimento do Brasil foi zero. A quem servem essas taxas?" A seguir, trechos da entrevista.

-

Folha - Os remédios usados na crise estão funcionando?

Fabrizio Saccomanni - Acreditamos que o problema da finança pública italiana esteja sob controle. A Itália já está tendo superavit primário para pagamento de juros da dívida. Em 2013, a balança estará em equilíbrio. Naquele ponto, a relação entre dívida e PIB começará a cair.

Outras medidas estão sendo estudadas para reforçar o crescimento econômico, mas as medidas fiscais já estão reduzindo as taxas de juros no mercado internacional e o 'spread' com a Alemanha. Este chegou a 570 pontos e agora é de 450. A taxa de juros foi a 7,2% e está em 6,3%.

As perspectivas são de que, se o processo continuar, irá sustentar o crescimento e compensar os efeitos negativos das medidas fiscais. Esperamos que esse efeito negativo se concentre no primeiro semestre.

Há muita confusão e exagero em relação à crise europeia. A Europa tem seus problemas, mas creio que os dados da economia, como grande área integrada, são bons. Não tem problema de balança de pagamentos com o resto do mundo nem problemas fiscais, se compararmos com EUA, Japão, Inglaterra.

Qual a projeção para o PIB?

Para 2012 é redução de 1,5%. Para 2013, zero.

O pior passou? Há sinais de algum alívio nos mercados...

Sim. A estabilização também depende de expectativas da parte de operadores. De resto, uma indicação muito simples é a taxa de câmbio do euro, que continua a ser uma moeda forte. Apesar da polêmica sobre a crise da moeda, que ela iria acabar, operadores do mercado não pensam assim. O euro retornou a 1,30 ante o dólar. Quando o euro foi criado, valia 1,18.

Depois, com a queda de confiança, foi a 0,82 porque diziam que essa era uma moeda exaurida. O euro se apreciou ante quase todas as moedas. Então, as críticas à Europa são exageradas.

Os bancos italianos estão no topo da lista de tomadores de recurso do fundo do BCE.

É verdade. Os bancos italianos antes não tomavam recursos da Europa porque as taxas internas eram mais baixas do que as do BCE. Agora, todo mundo pede para o banco expandir a liquidez e os bancos italianos estão aproveitando. Temos muitos títulos para apresentar como garantia dessas operações e me parece normal usar os instrumentos de política monetária do BCE.

O sr. está confiante em relação ao refinanciamento das dívidas que vencem neste ano?

Sim, mas o problema é administrar expectativas de mercado. Criamos um clube de especialistas para gestão do débito público. Isso assegurou liquidez ao mercado e a colocação dos títulos. Agora, pensamos que o mercado retornará ao normal. A perspectiva é que o débito italiano cairá nos próximos anos e o refinanciamento não apresentará problemas.

Que pensa das iniciativas da Alemanha na crise?

No nível político, há forte empenho do governo alemão de reforçar a União Europeia, o controle de mecanismos de política fiscal e instrumentos da gestão da crise.

A Alemanha está preocupada com o risco de o BCE financiar o desequilíbrio público dos Estados. Precisa fornecer assistência aos países sem criar expectativa de que qualquer política, mesmo errada, será premiada ou perdoada.

É difícil, mas não há dúvida do empenho da Alemanha. O primeiro-ministro Mario Monti disse isso recentemente, teve ótima relação com a chanceler Angela Merkel.

Que pensa da discussão: injetar moeda na economia ou buscar austeridade fiscal acima de tudo. Ou as duas coisas?

O que se quer são as duas coisas. No longo prazo, uma economia não pode avançar só acumulando dívida. Um pouco é necessário para crescer, mas deve ser sobretudo para investimentos, para criar infraestrutura, atividades produtivas. Hoje, a Europa foi golpeada por uma crise financeira que não nasceu aqui e, sim, nos EUA. Creio que o modelo social europeu é mais estável que o americano, que, com essa ênfase no crescimento, cria períodos de grande expansão aos quais podem suceder períodos de contração. O europeu nos últimos 50 anos tem menos crescimento, mas mais estabilidade. E isso é o que os eleitores europeus pedem.

Que pensa do sistema monetário alemão, que separa política monetária e supervisão?

Creio que o sistema alemão tem mais pontos fortes. Mas não foi reformado. Tem grandes bancos privados, mas também muitos pertencentes a governos locais que são ineficientes. Então, a supervisão não tem sido tão eficiente como em outros países.

Como ter mais eficiência?

O sistema bancário precisa ser reformado e privatizado. Os bancos alemães tomaram muito risco e talvez tenham sido um dos canais da crise europeia. Creio que a supervisão bancária na Alemanha deve retornar mais em direção ao Bundesbank do que em direção à BaFin (autoridade de supervisão financeira federal). Houve um momento em que virou moda separar a supervisão dos bancos centrais. Agora penso que estamos voltando atrás. Na Itália, a supervisão sempre foi feita pelo Banco Central.

Há necessidade de mudanças no modelo?

Não, o modelo italiano funcionou bem, mesmo na crise. Os bancos italianos têm agora um problema de liquidez.

E o sistema brasileiro?

Parece que o BC mantém-se, depois de reformas no período de Fernando Henrique, um órgão independente. Seguiu uma boa política nos anos Lula, tem tido ótima performance. Agora alguns se perguntam se a presidente Rousseff é mais intervencionista. Acredito que a linha de fundo se mantém.

Houve surpresa e algum questionamento quando os juros começaram a cair sem muita comunicação...

Mas o fato é que há um fenômeno de tensão relativa ao crescimento global, de desaceleração. Estes países tiveram grande saída com o comércio internacional, com EUA e Europa, que estão se desacelerando.

O papel importante do Brasil será o do G20. É importante que países como Brasil, China e México desenvolvam papel mais ativo. Até agora, os emergentes viram o G20 como reconhecimento de sua importância no sistema internacional e pedem para ter mais peso. Mas não ficou claro o que querem fazer.

Quando se trata de estratégias de cooperação internacional, vejo que países emergentes como a China, mas também o Brasil, são sempre negativos, não querem influência externa.

O que sugeriria?

O Brasil deve estimular um equilíbrio do desequilíbrio internacional, em resumo. Os desequilíbrios que existem são certamente o problema do deficit americano, do superavit da China, de países produtores de petróleo etc. Precisa encontrar um modo de reduzir esses problemas. Uma das causas da recessão na Europa é que estamos fazendo política fiscal muito severa, certamente mais severa que nos EUA. O Brasil precisa manter aberto seu comércio exterior, não precisa tomar medidas protecionistas.

"Dizem que a presidente Rousseff é mais intervencionista que o presidente Lula, mas o pano de fundo da política monetária permanece"

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.