Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Opinião

Análise deve ser constante

ERICO SANTANA
ESPECIAL PARA A FOLHA

ESPERA-SE QUE o LEILÃO DE AMANHÃ MARQUE o INÍCIO DA BUSCA DE UM FLUXO CONSTANTE DE INVESTIMENTOS

São muitos os modelos adotados pelos países visando impulsionar um maior ingresso de capital privado nos aeroportos.

O governo brasileiro optou pela autorização/concessão de sua infraestrutura, tendo como marco o primeiro leilão ocorrido em 2011 (aeroporto de São Gonçalo do Amarante, RN) e uma nova etapa, amanhã, com os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas (Viracopos).

Eles estão entre os mais lucrativos do sistema aeroportuário brasileiro.

Embora o governo inicie o processo garantindo o financiamento da infraestrutura aeroportuária com ajuda do BNDES, é importante frisar que alguns pontos devem ser continuamente analisados.

Entre eles podem ser elencados: aumento da eficiência operacional, tática e em nível estratégico; diversificação dos serviços; evolução do nível de excelência nos negócios do setor e segmentos afins por meio de maior participação externa; descentralização da administração dos principais aeroportos; produtividade por funcionário da administração, assim como promover maior profissionalização na gestão; e minimizar as influências políticas na administração aeroportuária.

Diante desses itens, as autoridades aeronáuticas brasileiras (Anac e SAC) não podem agir de forma burocrática. Não poderão ficar presas somente às regras de um edital construído de uma maneira rápida.

A grande pergunta é: qual será o impacto, no dia a dia dos aeroportos, da entrada dos novos operadores?

Não há dúvida quanto à aplicação dos investimentos nos aeroportos. Porém, se a Anac não agir de forma diferente, a qualidade de serviço vai continuar do jeito que se encontra atualmente.

A agência tem papel primordial e precisa virar o jogo quanto a esse ponto.

Para isso, é necessário contar com metas muito bem definidas para poder acompanhar os serviços. E, como consequência, apresentando a garantia da boa empregabilidade dos investimentos.

'CAIXA'

Infelizmente, boa parte não está contemplada no edital, embora o governo tenha deixado claro a sua preocupação em maximizar o valor da outorga, focando seus esforços no aumento de "caixa" para a União.

Outros pontos que pesam são que não cogitaram considerar as concessões por menor tarifa, tampouco retirar a Infraero do certame.

No entanto, espera-se que o leilão das concessões dos aeroportos marque o início da busca de garantia de um fluxo constante de investimentos para maximizar a eficiência -na navegação aérea e na infraestrutura aeroportuária, independentemente de variações políticas e de governo do momento.

ERICO SANTANA é engenheiro civil especializado em infraestrutura aeroportuária e ex-presidente da SBTA (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo); atua como consultor em planejamento aeroportuário em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde 2007.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.