Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Graça Foster é nomeada presidente da estatal

Funcionária de carreira, há 30 anos na Petrobras, vai assumir comando na segunda

DO RIO

Maria das Graças Silva Foster, ou Graça Foster, 58, como gosta de ser chamada, foi confirmada pelo Conselho de Administração da Petrobras para a presidência da empresa, no lugar de José Sergio Gabrielli, que deixa o cargo após sete anos e sete meses. A posse será na segunda-feira.

Engenheira química, Graça Foster entrou na Petrobras em 30 de março de 1981 e passou por vários cargos até chegar ao topo da companhia, além de ter sido secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia na época que Dilma Rousseff era ministra.

Foster será responsável por administrar investimentos de US$ 224,7 bilhões até 2015 e desenvolver o pré-sal.

Primeira mulher a chegar à presidência de uma empresa petroleira no mundo, foi também a primeira diretora da Petrobras e uma das pioneiras a trabalhar embarcada em uma plataforma de petróleo no país.

Mineira criada no Rio, é casada, tem um casal de filhos e uma neta.

Conhecida pelo temperamento forte e obcecada por metas e prazos, chega a ser ríspida quando eles não são cumpridos. Muitos a consideram "a Dilma da Dilma".

A proximidade de Graça com Dilma é apontada como um dos pontos positivos na sua nomeação, após anos de conflito entre Gabrielli e a presidente por discordarem da forma de dirigir a empresa.

DIRETORIAS

O Conselho também aprovou a indicação de José Miranda Formigli Filho para o lugar de Guilherme Estrella na diretoria de Exploração e Produção. José Alcides Santoro Martins assumirá a diretoria de Gás e Energia no lugar de Graça Foster.

A estatal terá mais uma diretoria, a Corporativa e de Serviços.

(DENISE LUNA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.