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Montadoras reservam R$ 2 bi para fábricas

Recursos estão à espera da decisão do governo sobre regime automotivo; promessa é que novo plano saia em março

Atingidas por IPI maior e exigências de produção, JAC, BMW e Land Rover fazem pressão com o apoio de Estados

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE SÃO PAULO

Os investimentos de R$ 2 bilhões previstos pela JAC Motors, BMW e Land Rover para construir fábricas no país estão parados à espera da definição do governo sobre o novo regime automotivo.

Os presidentes das empresas e os governadores dos Estados cotados para receber os investimentos têm pressionado o governo federal a agilizar a publicação das novas regras -mas a previsão é que elas sairão só em março.

A expectativa é que o novo regime deixe mais evidentes as exigências de 65% de conteúdo regional mínimo na produção, além de fixar um escalonamento para empresas com projetos no país.

Hoje, as montadoras importam os veículos com IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) maior porque não atendem a exigência de produção e não têm fábricas no México ou nos países do Mercosul, que têm acordos comerciais com o Brasil.

Os anúncios das fábricas da JAC e BMW ocorreram antes do aumento em 30 pontos percentuais do imposto, adotado em setembro de 2011. Neste ano, apenas a Land Rover divulgou intenção de produzir seus veículos no Brasil.

Na terça-feira, o presidente da BMW no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, esteve com o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e cobrou agilidade na publicação do novo regime.

Em entrevista à Folha em janeiro, Dornbusch confirmou que a marca tem interesse em investir no Brasil e que aguarda posição do governo.

Segundo ele, o projeto foi montado sobre a demanda e o aumento do IPI para veículos importados reduziu as projeções de comércio em 30% para 2012.

No ano passado, as vendas da BMW cresceram 54% em relação a 2010. A previsão é que a fábrica da montadora seja instalada em Santa Catarina, com o apoio estadual.

JAC E LAND ROVER

O investimento da JAC na fábrica na Bahia, também com o apoio estadual, está orçado em R$ 900 milhões.

Em nota, a representação no Brasil afirmou que o início da construção pode ser postergado em razão do novo regime para o setor automotivo.

A britânica Land Rover deve investir £ 100 milhões (R$ 270 milhões) na unidade de montagem no país.

À Folha o presidente da marca no Brasil, Flávio Padovan, disse que o aumento do IPI dificulta definição do investimento e que também aguarda o governo.

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