Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Banco turco faz transferência de dinheiro pelo Facebook

CHICO FELITTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE ISTAMBUL

O Deniz Bank, da Turquia, lançou na semana passada um aplicativo que permite usar o Facebook para a transferência de dinheiro entre os usuários da rede social.

O serviço é exclusivo para clientes do banco, que o apresentou como o primeiro do gênero no mundo.

Com uma população de 73 milhões de habitantes, a Turquia tem 31 milhões de cadastrados no Facebook.

O primeiro passo para usar o serviço é o cliente atrelar sua conta bancária ao perfil na rede social, por meio do site do banco. Feito o registro, o logotipo do Deniz Bank passa a aparecer na página pessoal do Facebook.

Quando se clica no logo, o banco envia mensagem de texto para o celular cadastrado na conta. Para cada acesso a partir da rede social, uma nova senha é necessária.

"O sistema é seguro por causa da tecnologia de 'one-time password' [senha descartável]. Mesmo se alguém tiver acesso às informações do perfil no Facebook, não conseguirá acessar a conta bancária", diz Dilek Duman, vice-presidente do banco.

É possível mandar dinheiro para qualquer pessoa entre seus contatos virtuais. O destinatário nem precisa ter conta bancária e pode sacar o valor equivalente em caixas eletrônicos, usando um código que recebe quando é agraciado com uma remessa.

A Folha testou o aplicativo ao transferir 100 liras turcas (pouco menos de R$ 100) para um amigo no Facebook que não é cliente do banco. A transação, grátis, levou 30 segundos e foi confirmada no celular do destinatário em pouco mais de três minutos.

Sem detalhar o negócio, o banco quer em breve oferecer mais serviços no Facebook, como pagamento de contas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.