Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Apesar de quarto trimestre fraco, horizonte é bom para mineradora

ALCIDES LEITE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O lucro da Vale em 2011 foi 26% superior àquele registrado em 2010. Esse bom desempenho foi obtido graças aos resultados apresentados no primeiro semestre do ano.

Naquele período, os preços das commodities minerais estavam em alta e as condições de negociação com importadores eram favoráveis à Vale.

O último trimestre, porém, gerou expectativa negativa no mercado. O lucro da mineradora caiu 17% em relação a igual período do ano anterior.

Esse encolhimento nos lucros ocorreu devido à queda dos preços das commodities minerais e à recusa dos chineses em aceitar o novo sistema de precificação que a companhia pretendia impor.

Em relação às perspectivas futuras, cabe perguntar se os resultados do último trimestre de 2011 foram apenas uma acomodação temporária ou se representam uma tendência para os próximos anos.

A Vale é uma empresa global que sofre forte influência das condições econômicas externas, o que pode prejudicar os resultados ao longo deste ano.

Por outro lado, numa análise a longo prazo, o horizonte é bom porque, entre outros pontos, a demanda por minérios deve seguir alta, mesmo com a provável desaceleração do crescimento chinês.

Há também esperança de bons resultados da economia americana e de crescimento do PIB alemão, além de sinais de recuperação fiscal e das contas externas da Itália.

Esse cenário indica melhora lenta, porém consistente, da economia internacional num futuro próximo. Além disso, pesa a favor da Vale na Bolsa o fato de sofrer menos intervenção -direta ou indireta- do governo em comparação com a Petrobras.

Investimento em ações, sobretudo de empresas de grande porte, é sempre uma aposta de longo prazo. Com a consolidação da imagem do Brasil como importante ator político-econômico internacional -e da Vale como uma das mais maiores empresas mineradoras do mundo-, não há razão para temor.

Apostar na Vale deve continuar sendo vantajoso.

ALCIDES LEITE, mestre em administração de empresas, é professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.