Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petrobras tem novo vazamento de petróleo

É o segundo acidente registrado em 2012; estatal diz que o óleo já foi removido do mar

DO RIO

Um acidente em uma das plataformas da Petrobras no campo de Barracuda, na bacia de Campos, causou o derramamento de 4.770 litros (o equivalente a 30 barris) de petróleo no mar, na segunda-feira.

Foi o segundo vazamento de óleo em campos explorados pela Petrobras neste ano. O campo fica a 95 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a companhia, o óleo já foi totalmente retirado.

Os dois vazamentos ocorridos em 2012 somam 190 barris, ou 30 mil litros de petróleo no mar.

A produção de Barracuda não foi interrompida, mas teve de ser reduzida de 90 mil para 75 mil barris por dia, informou a empresa ontem.

O vazamento ocorreu na tubulação de um dos separadores de produção da plataforma P-43, instalada no local. O motivo do acidente está sendo investigado.

As causas do acidente, bem como as medidas para evitar sua recorrência, também serão objeto de avaliação pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), informou a autarquia.

Há um ano, a Petrobras anunciou que havia feito duas novas descobertas de petróleo no campo de Barracuda, em um único poço, uma delas na camada do pré-sal e outra no pós-sal.

Na época, para aproveitar a infraestrutura, a companhia avaliava interligar o poço perfurado à plataforma P-43, que já operava no campo de Barracuda.

Segundo a assessoria da Petrobras, a P-43 estava operando somente no pós-sal.

O primeiro acidente da Petrobras em 2012 ocorreu no pré-sal da bacia de Santos (SP), no fim do mês passado, durante teste de longa duração da área de Carioca Nordeste, quando foram despejados 160 barris de petróleo no mar, ou 25,5 mil litros, também por problemas na tubulação.

Em 2010, último número disponível, a estatal registrou 57 vazamentos, totalizando 668 mil litros.

(DL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.