Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Abastecimento

Consumo de etanol recua 29% em 2011, e o de gasolina avança 19%

DO RIO - Uma significativa redução no consumo de etanol no Brasil levou o país a registrar um tímido crescimento, de 3%, no consumo total de combustíveis em 2011.

Os brasileiros usaram 121,4 bilhões de litros de combustível, segundo a ANP (Agência Brasileira do Petróleo).

O consumo de etanol hidratado, o que vai diretamente no tanque do veículo, recuou 28,9% em 2011, para 10,7 bilhões de litros, ante 15 bilhões de litros de 2010.

O etanol anidro, misturado à gasolina, cresceu 18,3%, para 8,3 bilhões de litros.

O consumo de gasolina aumentou 18,8%, para 35,4 bilhões de litros.

O alto preço do etanol o colocou em desvantagem ante a gasolina e foi a principal causa para a queda, considerada "extraordinária" pelo diretor da ANP Allan Kardec.

Os motivos para o encarecimento do combustível foram a quebra da safra de cana e a forte valorização do açúcar no mercado internacional. A previsão de Kardec é que a relação entre o preço do etanol e o da gasolina não mude muito neste ano.

Um dos principais destaques no balanço foi o consumo de querosene de aviação (QAV), que cresceu 10,8% e alcançou 6,9 bilhões de litros no ano passado. O diesel cresceu 5,2% no ano passado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.