Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Como investir R$ 60 mil da venda de imóvel? Aplico ou dou entrada em outro?

A.D., de Poços de Caldas (MG)

RESPOSTA DE WILLIAM EID JR., PROFESSOR DE FINANÇAS DA FGV (FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS) - Tudo é uma questão de objetivo e diversificação. Se você já tem outros imóveis, comprar mais um não é aconselhável. A diversificação é sempre uma atitude prudente. Imagine que amanhã o preço dos imóveis caia? Ou que, dos três imóveis que você tem, um sofra com algum problema urbanístico?

Por outro lado, é fundamental pensar nos objetivos que você tem. E pensar nos objetivos com esses R$ 60 mil. Você pode deixá-los num investimento de longo prazo? Isso significa não precisar sacar os recursos rapidamente. Ou você pretende usá-los em dois ou três anos? Isso também define no que investir.

Se puder investir por longo prazo mesmo, um imóvel pode ser adequado. Senão, procure outras alternativas.

Em qualquer caso, é fundamental estudar as opções.

Vamos pensar num imóvel. Temos uma convicção tão forte sobre a segurança desse investimento que esquecemos de olhar o retorno.

Comecemos pelos custos de manter um imóvel: impostos, manutenção e vacância são apenas alguns deles. Você pode rebater falando da valorização desse imóvel. Mas é só olhar para a crise do "subprime" (hipotecas de segunda linha) nos EUA. Então eles podem ser um investimento pior que os outros. Repito: é fundamental conhecer bem a natureza dos investimentos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.