Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eu invisto em

"Faço aplicações sem risco para poupar e comprar imóveis. Mas também me deixo levar pela intuição e, às vezes, aposto em alguma ação em baixa. Já perdi, mas na maioria das vezes ganhei com isso"
Cesar Filho, apresentador de TV

CLUBE DE IMÓVEIS
Um clube de investimento pode investir em imóveis? Caso não possa, como faço para investir em imóveis com um grupo de pessoas?
H.L.P., de Juiz de Fora (MG)

RESPOSTA - Um clube de investimentos é formado para investir basicamente em ações. Ele deve ter no mínimo 51% do seu patrimônio investido em ações.

O restante pode ser investido em diferentes ativos negociados na Bolsa de Valores, o que exclui os imóveis.

Se você quer investir neles, uma alternativa são os fundos imobiliários.

Mas esteja muito atento à questão da liquidez. A maioria desses fundos não tem liquidez. Isso significa que, se você quiser vender suas cotas, vai enfrentar dificuldades.

Como em todo investimento, é fundamental conhecer bem o produto.

PRIMEIRO INVESTIMENTO
Trabalho sem registro, tenho renda mensal de R$ 1.000 e gostaria de investir. Sei que minha renda é baixa, mas preciso começar por algo. O que me aconselham?
R.C.S., de Diadema (SP)

RESPOSTA - Primeiro, parabéns pela sua iniciativa. Mostra que você tem preocupações com o futuro. A primeira coisa a fazer é planejar.

Organize suas contas, conheça onde você gasta seu dinheiro. Isso é fácil com o auxílio de uma planilha eletrônica. Na falta dela, um caderno resolve bem.

Anote as despesas e veja onde é possível economizar.

Defina quanto você quer investir por mês. Uma boa sugestão é em torno de 10% do que você ganha. Então seriam R$ 100 mensais.

E é fundamental que esse investimento seja feito quando você recebe o dinheiro, e não no fim do mês.

E, para começar, tente o produto mais simples do mercado: a caderneta de poupança. Para pequenos montantes, ela é uma alternativa muito boa.

E por que não fazer uma caderneta de poupança programada?

Nela você determina o dia e o valor que quer que seja retirado da sua conta-corrente e investido na poupança.

A caderneta de poupança programada vai ajudá-lo a ser disciplinado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.