Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O assunto é previdência social

INSS amplia horário nos postos, mas não prevê redução em tempo de atendimento

DE SÃO PAULO

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai ampliar o horário de atendimento de 652 agências a partir da próxima quinta-feira, dia 1º. Esses postos passarão a atender os segurados das 7h às 19h.

Segundo o Ministério da Previdência, a maioria dos postos na capital paulista atende das 7h às 17h. No interior, o horário varia de acordo com a demanda.

Há no país, ao todo, 1.257 agências previdenciárias. O Estado de São Paulo concentra 215 delas, e a capital, 32.

Os servidores das agências que terão o horário ampliado passarão a trabalhar seis horas corridas, em dois turnos.

A Previdência espera que a medida melhore o atendimento. "O melhor desse entendimento é que, ao mesmo tempo em que a população sai ganhando, já que o horário de funcionamento das unidades do INSS será ampliado, os servidores que atuam diretamente no atendimento também serão beneficiados", disse o ministro da pasta, Garibaldi Alves Filho.

A medida ainda criou metas para os médicos peritos, que deverão fazer, em média, 15 exames diários -espera-se que isso aumente o número de perícias realizadas.

Entretanto, o INSS não tem previsão de redução no tempo para atendimento. "Não há previsão para essa medida específica, que faz parte de outras ações gerenciais tomadas", informou o órgão.

Hoje, o prazo de espera entre o agendamento do pedido de aposentadoria por idade e o atendimento é de 28 dias no país, 13 no Estado e 12 na capital paulista.

O tempo de espera para o pedido de auxílio-doença chega a 34 dias no Estado.

Com a mudança, 13 mil servidores devem ter o horário alterado. O número deve saltar para 737 agências e 13.586 servidores no novo horário após a nomeação dos aprovados em concurso público.

O INSS ainda está avaliando em quais agências o horário ampliado será aplicado - "significa que, numa cidade grande, a alteração pode ocorrer numa unidade e não em outra", informou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.