Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bolsa sobe pelo 2º mês e fica perto de zerar perdas de 2011

Ibovespa registra alta de 16% em 2012; dólar perde 8% no bimestre

DE SÃO PAULO

A Bolsa subiu em fevereiro pelo segundo mês consecutivo, liderando mais uma vez o ranking mensal das aplicações financeiras, com a evolução do acordo para salvar a Grécia e a recuperação da economia americana.

No mês passado, o Ibovespa teve alta de 4,34% -menos da metade da valorização de 11% de janeiro-, acumulando um ganho de 15,96% no primeiro bimestre de 2012.

Como a melhora no humor dos mercados, o principal termômetro da Bolsa paulista está a apenas uma alta de 2,1% para zerar as perdas em todo o ano passado, quando o indicador recuou 18,1%.

No lado oposto, o dólar caiu 1,55% em fevereiro -foi a pior aplicação no mês. No ano, a moeda norte-americana recua 7,97%.

RENDA FIXA

Quem investiu nos fundos de renda fixa e nos fundos DI ganhou 0,74% -mesma taxa dos CDBs prefixados.

A poupança rendeu 0,5%.

As aplicações conservadoras em juros ficaram todas acima da inflação pelo IGP-M, que teve deflação de 0,06% em fevereiro. Também devem bater o IPCA, índice oficial da meta de inflação do governo, que deve ficar em 0,45% em fevereiro.

Para Newton Rosa, economista da SulAmérica Investimentos, ficou mais difícil para a Bolsa continuar subindo no mesmo ritmo em março. Ele afirma, porém, que a tendência é de alta para as ações ao longo do ano.

"Quem perdeu pergunta se a Bolsa ainda tem espaço para ganhar. Isso coloca uma certa resistência. Quem se aproveitou dessa alta foi mais o pessoal de fora do que o investidor local. O quadro lá fora ainda é muito incerto. Qualquer notícia ruim pode deixar a Bolsa de lado", diz.

"Em razão da alta do Ibovespa, a recomendação é de venda gradativa e parcial da carteira de ações", diz Fabio Colombo, administrador de investimentos.

(TONI SCIARRETTA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.