Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Surpresa com caso Embraer passou, diz Itamaraty

EUA dizem ter avisado sobre cancelamento

DE NOVA YORK
DO RIO
DE BRASÍLIA

A diplomacia dos EUA conversou com o governo brasileiro sobre o cancelamento do contrato de US$ 355 milhões da Embraer com a Força Aérea do país para compra de aviões Super Tucano, segundo entrevista do Departamento de Estado à Folha.

Andrew Shapiro, secretário-assistente de Estado para assuntos políticos e militares, afirmou que o anúncio da Força Aérea ocorreu quando delegações brasileira e americana se reuniam na terça-feira para articular temas de defesa que serão tratados na visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA em abril.

"Assim que tomamos conhecimento do comunicado da Força Aérea à imprensa, imediatamente falamos com nossos colegas brasileiros. Queríamos que eles soubessem pela gente, e não pela imprensa. Mostramos uma cópia do comunicado." Os EUA enfatizaram que ainda há interesse pelos Super Tucanos.

Anteontem, o Ministério das Relações Exteriores dissera que o governo brasileiro recebeu com surpresa a notícia, "pela forma e pelo momento em que se deu".

Ontem, o Itamaraty negou que a decisão americana tenha provocado um desgaste na relação bilateral. "A surpresa passou", disse o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do ministério. A declaração foi dada depois de um encontro do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, com o subsecretário de Estado dos EUA, William Burns, em Brasília.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.