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Outro Lado

Sedes preveem trechos concluídos até a Copa

Somente Fortaleza dá garantia de que obras de sistema de transporte estejam prontas antes de 2014

DE BRASÍLIA

O governo paulista disse aguardar a liberação da licença ambiental para iniciar a obra de seu sistema de transporte ferroviário para a Copa. A licença foi pedida em setembro. Para o Mundial, a promessa é que 8 km dos 18 km fiquem prontos.

Segundo o governo, o VLT (chamado Linha 17-Ouro) foi mantido como obra da Copa mesmo com a mudança de estádio -que era o Morumbi e passou a ser em Itaquera- por ser uma interligação com o aeroporto de Congonhas.

Em Manaus, a Secretaria da Copa informou que o projeto executivo do monotrilho começou a ser feito em janeiro. Dos 20 km, 14 km devem ficar prontos para a Copa.

Em Brasília, o governo diz que lança neste mês o edital para o novo VLT e espera ter um trecho pronto até a Copa. O governo afirma ainda que prepara um esquema com ônibus para o evento.

A Secretaria da Copa de Mato Grosso informa que o contrato determina que tudo deve estar pronto em Cuiabá dois anos. Contudo, segundo o edital, o prazo só começa a contar após a Caixa liberar o financiamento, o que o banco só tem feito após a análise de órgãos de controle.

Em Fortaleza, onde o sistema é mais simples por ser a diesel, o governo diz que terminará a obra em setembro de 2013 e que os testes vão durar de três a seis meses para liberação ao público.

O sistema da capital cearense tem apenas 12,7 km (o menor entre os cinco) e os trens já foram comprados.

O Ministério das Cidades, que escolheu os modais, disse em nota que monitora as obras "de forma que os pactos sejam atendidos".

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