Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eletrosul volta a gerar energia hidrelétrica

Entrega de usina no RS será feita com atraso

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Depois de 13 anos, a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, voltará a gerar energia hidrelétrica. No ano passado, a empresa retornou ao setor de geração inaugurando o parque eólico de Cerro Chato (RS).

Desde 2004, a Eletrosul investiu R$ 6,55 bilhões na geração de energia, área que foi privatizada em 1999.

Em 2004 foi autorizada a participar de leilões. O primeiro projeto foi arrematado no ano seguinte, quando obteve o direito de operar a usina hidrelétrica de Passo São João (RS), cuja primeira máquina será ligada amanhã. Ela abastecerá o Sistema Interligado Nacional.

A capacidade instalada da nova usina é de 77 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 580 mil habitantes. A obra integra o PAC.

A inauguração de Passo São João estava prevista para o início de 2011. O atraso, que pode gerar multa, ocorreu por causa da espera de oito meses na licença ambiental de operação e da disputa judicial entre as empresas que participaram da licitação, diz o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto.

"Estamos discutindo com a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] para que considere como um atraso por força maior", disse ele, que está em Nova York para participar do evento Bloomberg New Energy Finance Summit.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.