Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Chevron diz que denúncia é 'ultrajante e sem mérito'

Empresa nega dano ambiental e entende ser necessária a troca do procurador que acompanha o caso

DO RIO

A Chevron afirmou que a denúncia criminal apresentada ontem pelo Ministério Público Federal é "ultrajante e sem mérito".

De acordo com o advogado da empresa, o jurista Nilo Batista, o procurador Eduardo Santos de Oliveira não tem competência para cuidar do caso, que deveria ser direcionado a um procurador do Rio de Janeiro, já que o acidente em novembro, no campo do Frade, na bacia de Campos, ocorreu fora das 12 milhas territoriais brasileiras.

"Nesses casos extraterritoriais a competência é da procuradoria da capital do Estado onde reside o acusado, no caso, no Rio de Janeiro", afirmou.

Em nota, a empresa afirmou que tem colaborado completamente e de forma transparente com todas as autoridades competentes do governo brasileiro, citando como exemplo o transporte de autoridades ao local dos acidentes.

A Chevron também nega que tenha havido dano ambiental na região do acidente. "Nenhum óleo chegou à costa do Brasil. Nenhuma pessoa foi prejudicada em consequência do incidente e não há base técnica para supor que houve algum risco para a saúde humana", afirmou.

A empresa rebateu também a hipótese de um possível colapso do leito marinho como motivo do segundo vazamento, tratado pela companhia como exsudação (afloramento natural de petróleo).

A Contecom, contratada para dar destinação final aos resíduos do vazamento, informou que só irá se pronunciar após receber a denúncia. A analista ambiental da empresa Cíntia Vasconcelos Figueiredo integra a lista dos denunciados pelo MPF.

O porta-voz da Transocean, Guy Cantwell, disse que a empresa agiu com responsabilidade e que seus funcionários fizeram o que foram treinados a fazer.

"Discordamos veementemente dos indiciamentos, os quais são desprovidos de mérito. Defenderemos a companhia, nossos colaboradores, a reputação e a qualidade de nossos serviços. Agimos com absoluta responsabilidade, de forma adequada e rápida, colocando a segurança em primeiro lugar".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.