Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cabo de 6.000 km vai ligar Fortaleza a Angola

Telebrás e Angola Cables firmam acordo; operação deve começar no início de 2014

PRISCILLA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA

A Telebrás e a Angola Cables anunciaram ontem um acordo para implementar um cabo submarino de 6.000 km ligando Fortaleza a Luanda, em Angola. O edital de licitação internacional para escolher a empresa responsável pelo projeto deve ser aberto em julho deste ano e a construção do cabo deve levar em torno de 18 meses.

Segundo o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, a expectativa é que o cabo submarino comece a operar no primeiro semestre de 2014, já com o objetivo de melhorar o tráfego de informações durante a Copa de 2014.

A Telebrás estima que a infraestrutura reduzirá em 80% o custo de saída de internet do Brasil e de outros países da América do Sul para a Ásia e a África.

Atualmente, sete cabos submarinos ligam o país ao exterior, sendo cinco até os Estados Unidos e apenas um até a Europa, que é antigo e precário e tem a capacidade de tráfego comprometida.

Há outro pequeno cabo que vai de Florianópolis até o Uruguai. Essa trama é a estrutura que o Brasil dispõe para se conectar a servidores espalhados mundo afora.

Atualmente, toda conexão internacional de alto desempenho da América do Sul até a Europa ou a África circula fisicamente por cabos que vão primeiro até os EUA.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.