Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conexão 4G do novo iPad não funciona fora dos EUA

Em vários países, consumidor se queixa de incompatibilidade de frequência

Apple é alvo de ação por propaganda enganosa e vai enviar e-mail a australianos autorizando reembolso

DE SÃO PAULO

Após reclamações de propaganda enganosa dos compradores da nova versão do iPad na Austrália, a Apple concordou ontem em avisar os consumidores de que o novo tablet não tem capacidade de conexão às redes de quarta geração (4G) daquele país, pois a frequência usada é incompatível com o aparelho.

A Apple também está enviando e-mails aos australianos autorizando reembolso.

As faixas de frequência de 4G usadas pelo novo iPad, de 700 MHz e 2,1 GHz, são compatíveis com as redes dos Estados Unidos e do Canadá, conforme informa em letras miúdas o próprio site da Apple, mas diferentes das usadas em outros países.

Além da Austrália, a incompatibilidade tecnológica também gerou queixas no Oriente Médio e na Europa. A Agência Sueca do Consumidor estuda iniciar apuração sobre a divulgação do novo iPad no país após reclamações dos usuários. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido também são afetados.

A tecnologia 4G é mais veloz do que a 3G, o que faz diferença sobretudo para vídeos. Mesmo sem ela, porém, o iPad funciona normalmente.

AUSTRÁLIA E BRASIL

No caso australiano, a Apple respondeu a uma ação da Comissão de Concorrência e do Consumidor da Austrália (ACCC, na sigla em inglês), órgão local de defesa do consumidor, que foi à Justiça federal do país alegando que a Apple mente ao divulgar que seu novo tablet tem capacidade de conexão às redes 4G.

A Justiça australiana agendou reunião de mediação entre as partes para abril e decidirá sobre o caso até maio. A empresa pode ser multada.

A tecnologia 4G, oferecida pelo iPad, também não está ao alcance dos consumidores brasileiros, já que as redes de quarta geração ainda não estão em operação no país -nem a nova versão do tablet.

O leilão das faixas de frequência do 4G está previsto para junho. Mesmo quando estiverem em funcionamento, o que deve ocorrer somente em 2013, não haveria compatibilidade com o novo iPad -as faixas do 4G no Brasil devem ser de 2,5 GHz.

(FÁBIO MAZZITELLI e MARIANNA ARAGÃO)

Com agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.