Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cliente deve barganhar taxa com o gerente

DE SÃO PAULO

Para se beneficiar do aumento da concorrência, o cliente deve procurar o gerente do banco para barganhar taxas e condições melhores. Se não conseguir, deve levar sua conta a outra instituição que ofereça vantagens.

Mesmo o cliente do BB e da Caixa não tem qualquer garantia de que será premiado com as novas taxas.

Em ambos os bancos, as melhores condições são oferecidas para aqueles clientes que vierem de outras instituições por meio da conta-salário, mecanismo criado pelo BC que permite a um cliente levar seus vencimentos ao banco de sua escolha.

"Não espere que os juros caiam por si só. O cliente deve ser proativo e tomar a iniciativa de barganhar uma taxa melhor com o gerente. O banco vai segurar o bom cliente", disse Miguel Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças).

A assessora técnica do Procon-SP Cristina Martinussi lembra que mudar de banco é muito diferente de trocar de supermercado devido a "amarras" como contas em débito automático e as faturas de cartão de crédito. "Não é tão fácil assim trazer concorrência aos bancos. Mas o cliente pode pesquisar e negociar taxas", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.