Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Varejo já deve sentir impacto de juro menor na próxima semana

CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

O corte nos juros anunciado por bancos do setor público já deve ter efeito no varejo na próxima semana.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, acredita que a medida tem impacto mais "imediato" principalmente no consumo de eletrodomésticos, móveis e veículos (carros e motos).

A confederação representa 800 mil pontos de vendas espalhados pelo país.

"As demais ações anunciadas pelo governo federal, que integram o pacote de incentivo à indústria e, de forma geral, à economia, surtem efeito a médio e longo prazos. Já com a redução de juros, as vendas no mercado interno são impulsionadas imediatamente", diz Pellizaro Junior.

O "tamanho" do impacto dos juros menores no varejo vai depender ainda de dois fatores, segundo avaliação do presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Fernando de Castro.

O primeiro é se os bancos do setor privado também reduzirão seus juros, estimulados pelos do setor público.

O segundo, se as empresas do varejo terão acesso a recursos com taxas menores de juros para também financiar as vendas a seus consumidores. O instituto representa 35 empresas varejistas de 11 diferentes setores.

"Quando o governo desonerou o IPI da linha branca, em menos de quatro horas as redes já anunciaram promoções nas vendas pela internet. Agora, em um primeiro momento estão beneficiados os clientes do Banco do Brasil e da Caixa. Se as demais instituições seguirem essa tendência, o repasse do comércio é automático", diz o executivo do instituto.

MAIS BAIXO NA PONTA

Para a confederação, há espaço para queda de um ponto e meio percentual nos juros "na ponta" para a venda de eletrodomésticos.

"Se a média é hoje de 6% ao mês, pode cair certamente para 4,5% ao mês", afirma.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.