Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eu invisto em

Paola Oliveira, atriz
"Aprendi investir com meu pai, que é um autodidata. Nesse mundo instável, é melhor diversificar os investimentos em renda fixa, em multimercados e em ações"

APOSENTADORIA
Aposento-me em dois anos e acho importante ter outro tipo de remuneração complementar, que não seja só a aposentadoria do INSS. Hoje, tenho uma quantia em poupança. Compro um imóvel para receber aluguel ou busco uma outra aplicação?
E.N., de São Bernardo do Campo (SP)

RESPOSTA - Um bom princípio de investimentos é correr menos riscos à medida que sua capacidade de produzir novos recursos diminui.
Assim, investidores em fase de aposentadoria devem optar por instrumentos conservadores, especialmente de renda fixa como a poupança, títulos públicos e fundos de renda fixa.
Imóveis são investimentos de risco maior que os de renda fixa. Estão sujeitos a variações de preço de mercado, risco de inadimplência do aluguel, condomínio e IPTU, bem como o risco de o imóvel não ser efetivamente alugado.
Caso decida por investimentos em renda fixa, é necessário montar um plano de saque de rendimentos que preserve o montante aplicado.

POUPANÇA
Tenho R$ 15 mil em poupança. É a melhor aplicação para essa quantia? Se não, qual seria a alternativa?
T.L., de Mauá

RESPOSTA - A poupança é uma das modalidades mais populares no país. O rendimento é isento de IR e tem rendido em média 7% ao ano. Há diversas outras opções para se investir R$ 15 mil no curto prazo, como os CDBs, fundos de renda fixa e títulos públicos.
A rentabilidade varia muito, por isso, não há como afirmar com toda certeza qual a opção mais rentável. Tente comparar sempre as rentabilidades considerando não só a taxa, mas também o impacto do IR, a taxa de administração nos fundos e a de custódia dos títulos públicos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.