Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Medo de represálias cala importadores

DE BUENOS AIRES

Apesar dos sinais claros de desabastecimento e das reclamações de consumidores e empresários sobre a falta de produtos, ainda é difícil conseguir depoimentos de importadores sobre a situação.

O medo que os importadores tem do secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, é apontado por analistas como a principal razão para o silêncio. Tido como o "xerife" da presidente argentina Cristina Kirchner, é ele que controla os preços, intervém no Indec (o IBGE argentino), impõe a estatização da Papel Prensa, ataca meios de comunicação e dá a palavra final sobre as importações.

Moreno tem fama de truculento e já chegou a comandar reuniões com uma pistola em cima da mesa. Durante uma discussão com o então ministro da Economia, Martín Lousteau, durante o primeiro mandato de Cristina, fez gestos para indicar que se deveria cortar a cabeça de quem não concordava com ele. Isso em plena Praça de Maio, no centro de Buenos Aires.

Moreno tem origem na militância peronista dos anos 70. Desde o governo de Néstor Kirchner (2003-2007), está entre os homens de confiança da presidência.

(SC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.