Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaivém

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

China aumenta estoque de algodão e assusta mercado

O preço do algodão, que já caiu 55% em um ano, pode recuar ainda mais caso a China decida usar os estoques nacionais acumulados nesta safra e cessar as importações.

Somente na safra 2011/12, o país asiático formou reserva de 4 milhões de toneladas e foi responsável por dois terços do aumento dos estoques globais, segundo o Comitê Internacional do Algodão.

Os estoques mundiais devem finalizar esta safra em 13 milhões de toneladas, alta de 41% ante a temporada 2010/11. Não fosse a China, seriam 9 milhões.

O tamanho das reservas chinesas preocupa o mercado. Caso o país decida consumir seus estoques, as importações cairão, trazendo mais uma pressão de baixa sobre os preços internacionais.

-

Persistência Apesar da oposição do governo chinês e do acidente envolvendo um navio gigante afretado pela Vale em 2011, a empresa mantém a estratégia de enviar os Valemax à China para baratear o transporte do minério de ferro.

Mais de cem José Carlos Martins, diretor da Vale, disse ao "Financial Times" que a empresa pode encomendar mais de cem supernavios. Cada um pode transportar 1,5 milhão de toneladas de minério por ano.

Inflação Os preços agropecuários subiram 0,73% em março, em São Paulo, segundo o IEA. Frango (14%) e ovos (13%) puxaram o índice. A batata teve a maior queda (16%).

-

COBRE
-1,71%
Ontem, em Londres

CACAU
+1,89%
Ontem, em Nova York

-

Irã volta às compras de carne bovina do Brasil

Após pisar no freio das importações do Brasil, o Irã volta ao mercado nacional com bom apetite. O país deverá comprar 10 mil toneladas de carne "in natura" brasileira.

A compra é resultado de um leilão internacional vencido pela JBS, que fornecerá a carne nos próximos meses.

O Irã mudou o sistema de compras e, a partir de agora, uma empresa é responsável pelas importações, que são feitas por meio de leilões.

Como o Brasil é um dos poucos países com disponibilidade de carne bovina, a disputa foi vencida pela JBS.

O Irã foi um grande comprador de carne do Brasil em 2011, chegando a ocupar a segunda posição na lista dos importadores. No primeiro trimestre deste ano, porém, o país ficou em 19º lugar.

-

BR Frango começa a operar no Paraná

Com a pretensão de estar entre as líderes do setor avícola, a BR Frango inaugura hoje sua primeira fábrica, em Santo Inácio, no Paraná. Durante o evento, deve ser anunciada a construção de outra unidade, no Centro-Oeste.

Comandada por Reinaldo Morais, que ergueu a Frangobrás -vendida em 2008 para a Tyson-, a BR Frango investiu R$ 120 milhões na unidade, projetada para abater 420 mil aves por dia até 2014.

"Em cinco anos, queremos estar entre as três maiores do setor", diz Morais, que também considera aquisições.

A semelhança com o nome da líder no setor, BRF-Brasil Foods, é coincidência. "Procuramos um nome que ligasse a empresa ao Brasil e o registramos antes da fusão Sadia-Perdigão", afirma.

-

Com TATIANA FREITAS

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.