Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Antes de abrir, fábrica de monotrilho já exporta

Divisão da Bombardier será inaugurada hoje em SP com encomendas para a Arábia

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA

A fábrica de monotrilho das Bombardier, que será aberta hoje em Hortolândia (SP), já tem encomendas do exterior: 12 carros serão exportados para a Arábia Saudita, segundo o presidente mundial da Bombardier Transportation, Andre Navarri, que está no Brasil para a inauguração.

À Folha Navarri disse que o compromisso da empresa com o país é de longo prazo.

-

Exportações

Vamos construir 378 carros para São Paulo e já temos a encomenda de 12 para a Arábia Saudita. A expectativa é duplicar esse número em poucos anos. Em São Paulo, já estamos preparados para um outro grande projeto, a linha 18 do metrô. Estamos analisando projetos no Recife e em Belo Horizonte.

Real valorizado

Começar uma nova unidade não é um compromisso de curto prazo para nós. O aspecto mais crítico para o sucesso de uma fábrica a longo prazo é o acesso ao mercado local e uma boa base inicial capaz de atravessar a curva de aprendizado. Fazendo bem nosso trabalho, após a curva, seremos competitivos internacionalmente.

Indústria ferroviária

Mais de 15 companhias vão se instalar ou se expandir em torno da fábrica. Elas vão gerar 500 empregos e isso resultará num novo campo de desenvolvimento. Vamos introduzir no país o alumínio com materiais de aviação [um tipo mais leve e resistente].

Problemas do monotrilho

Novas tecnologias trazem questionamentos, mas eu asseguro que nenhum aspecto apontado como negativo é relevante quando comparado com as enormes vantagens. Esse sistema vai melhorar a qualidade de vida da população reduzindo dramaticamente o tempo de viagem e as emissões de CO₂.

Monotrilho x Metrô

Estamos certos de que, quando começarmos em São Paulo, facilmente vamos passar a ser conhecidos como a melhor solução em transporte de massa. Temos capacidade similar ao metrô convencional, mas com metade do custo e metade do tempo de construção, e isso é muito atrativo.

Trem-bala

É um projeto extremamente desafiador. O grande financiamento, envolvendo fundos públicos e privados, não é fácil de construir. Estamos esperando pela evolução do novo modelo para ver se o projeto tem condições de ir para frente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.