Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Finanças Pessoais

MARCIA DESSEN marcia.dessen@bmibrasil.com.br

Cardápio de fundo de renda fixa: parece a mesma coisa, mas não é

Posso imaginar sua dificuldade na busca por um fundo de investimento para acolher suas economias.

Os investidores avessos a risco buscam por alternativas mais seguras e encontram uma oferta muito variada de fundos de renda fixa que, embora possam parecer semelhantes, são produtos muito distintos entre si.

A expressão "renda fixa" não ajuda e permite algumas conclusões equivocadas. Enganam-se os que acreditam que a renda seja fixa, apesar do nome, e que não há riscos nessa escolha.

Os nomes dos fundos de renda fixa oferecidos no mercado são uma verdadeira sopa de letras que mais parecem códigos e nem sempre colaboram para o entendimento do produto.

Existem diversas categorias de fundos de renda fixa com propostas de investimento muito distintas, gerando riscos e rentabilidades muito diferentes.

RENDA FIXA DI

Essa é a categoria mais conhecida do investidor. Classificadas pela CVM como "Referenciadas", essas carteiras têm o compromisso de buscar a melhor aderência possível ao seu índice de referência. E a taxa DI (taxa média das operações com CDI negociadas no mercado interfinanceiro) é o índice de referência adotado com mais frequência.

O cotista desse fundo não sabe quanto vai ganhar em termos absolutos, mas sabe que a rentabilidade do fundo será próxima à variação da taxa DI, seja ela qual for.

É a melhor escolha para investidores que acreditam na elevação da taxa de juros ou para aqueles que não têm convicção em relação à tendência da taxa de juros e se sentem confortáveis com a remuneração da taxa praticada no mercado.

Sem dúvida, é a melhor opção para quem precisa de liquidez e conta com a possibilidade de resgatar tudo ou parte de seus recursos a qualquer momento.

RENDA FIXA

Essa categoria de fundos não se obriga a acompanhar a taxa de juros básica de mercado. Pelo contrário. Seu desafio é superar essa taxa e oferecer rentabilidade superior aos cotistas. Para isso, é preciso correr mais riscos.

Investem em títulos de taxa prefixada, que ganham em cenário de queda na taxa de juros. Além de títulos públicos, compram títulos privados com maior exposição ao risco de crédito, decorrente da possibilidade de insolvência do emissor. Falando português claro: risco de calote.

Os gestores podem também apimentar as carteiras com títulos mais longos, atrelados a índices de preços, além de operações feitas no mercado futuro de juros.

Será a melhor opção dos investidores que podem dispor dos recursos por prazo mais longo, não inferior a dois anos, e que encaram a volatilidade dos preços com naturalidade. Têm expectativa de que com os riscos assumidos ganharão mais do que a taxa de juros de mercado no longo prazo.

RENDA FIXA CRÉDITO

Quando você encontrar a expressão "crédito" no nome do fundo, significa que ele tem mais de 50% da carteira composta por títulos privados, que acarretam aos investidores o risco de crédito como o principal risco da carteira.

As empresas do setor privado representam, em maior ou em menor escala, maior probabilidade de ocorrência de insolvência.

A capacidade de pagamento da empresa pode se deteriorar ao longo do tempo e comprometer sua capacidade de honrar suas obrigações de pagar juros e de quitar sua dívida no vencimento.

Para remunerar esse risco, pagam taxa de juros superior à que o governo paga nos títulos públicos. Adicionalmente ao risco de crédito, essas carteiras correm ainda risco de oscilação da taxa de juros e de índices de preços.

São recomendadas para investidores que conhecem a natureza do risco dos ativos da carteira e aceitam correr esse risco em busca de melhor rentabilidade potencial.

RENDA FIXA ÍNDICES

A expressão "índices", "preços" ou "inflação" no nome de um fundo de investimento indica que o principal objetivo de investimento da carteira é de posicionamento em títulos atrelados a índices de preços, como o IPCA ou o IGP-M.

A maior parte da carteira tende a ser composta por títulos públicos representando baixo risco de crédito para o cotista.

Aqui o objetivo é outro. São recomendados para aqueles que buscam proteger seu capital contra a inflação.

Representam também uma boa alternativa de diversificação e convivem em harmonia com outros investimentos de taxa pré ou pós-fixada.

São títulos com prazo muito superior aos que tipicamente compõem as demais carteiras e, assim, apresentam maior variação no valor da cota.

Esses títulos pagam a variação do índice de preço mais uma taxa de juros prefixada, denominada "cupom". Sendo assim, ganham em cenário de elevação da inflação e de queda na taxa de juros do "cupom".

RENDA FIXA LP

No mundo da "renda fixa", duas variáveis explicam, basicamente, a volatilidade de uma carteira: a flutuação dos juros ou dos índices de preços e o prazo médio da carteira.

As letras L e P indicam que a carteira é de longo prazo. Quanto maior o prazo, maior a volatilidade.

Um título de taxa prefixada, por exemplo, ganha em cenário de queda na taxa de juros. E esse ganho será tanto maior quanto maior for o prazo médio da carteira do fundo.

Naturalmente que o inverso é verdade -em cenário de elevação dos juros, maior será a perda.

LEIA A 'BULA'

Estabeleça o seu objetivo de investimento e identifique um fundo que tenha o mesmo objetivo. E só tem uma maneira de descobrir: leia atentamente o prospecto do fundo antes de aderir.

Faça perguntas sobre o propósito, os riscos e os custos. A rentabilidade será decorrência disso tudo.

MARCIA DESSEN, Certified Financial Planner, é sócia e diretora-executiva do BMI (Brazilian Management Institute), professora convidada da Fundação Dom Cabral e cofundadora do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.