Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Tenho R$ 19 mil em previdência VGBL renda fixa. Devo migrar para CDB?

H.A.G., Belo Horizonte (MG)

RESPOSTA DE RAFAEL PASCHOARELLI, PROFESSOR DE FINANÇAS DA FEA/USP - Os planos de previdência VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) devem ser considerados uma alternativa de investimento de longo prazo. Há grande vantagem em relação à sistemática de tributação do CDB desde que a aplicação na modalidade seja, de fato, mantida por períodos mais longos.

Exemplificando: ao ficar mais de dois anos num CDB, a alíquota de Imposto de Renda será de 15% sobre o rendimento.

Para um período de mais de dez anos no VGBL, assumindo tabela regressiva de Imposto de Renda, a alíquota será de 10% sobre o rendimento. Logo, no longo prazo, a vantagem do VGBL é evidente.

Para aplicações com previsão de resgate em poucos anos, o CDB será mais vantajoso pois, nas operações de curto prazo, o VGBL pode ser tributado em até 35% sobre o rendimento.

Outros aspectos importantes são: o percentual do CDI do CDB que você está estudando, a taxa de administração e de carregamento do seu VGBL atual e há quanto tempo você já mantém os recursos em VGBL.

Também é necessário saber se sua declaração de imposto é completa ou simplificada. Se for completa, seria melhor ter um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Se for simplificada, é preferível ter o VGBL.

Por último, mas não menos importante, se você chegar à conclusão de que as taxas de carregamento e de administração são muito altas, existe a possibilidade de portar os recursos do seu VGBL para outro VGBL ofertado por outra seguradora.

A portabilidade dos recursos de previdência pode ser uma alternativa melhor que migrar para o CDB ou Tesouro Direto.

Como se percebe, são muitas as variáveis envolvidas e, sem ter conhecimento sobre todas elas, não é possível responder se a migração vale ou não a pena.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.