Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Portugueses fecham compra do portal iG

Operadora Oi vende unidade de conteúdo e publicidade ao grupo Ongoing, mas impõe condições para a transferência

Empresas não revelaram valores nem as condicionantes; para analistas, negócio funciona como parceria

JULIO WIZIACK
DE SÃO PAULO

O grupo português Ongoing comprou ontem parte do portal de internet iG, que pertencia à Oi. Os valores do negócio não foram revelados.

Antecipado pela Folha no domingo, o negócio foi fechado, mas a transferência dos ativos somente ocorrerá após o cumprimento de condições -ainda não reveladas.

Na prática, a Oi só está dividindo o iG e passando a unidade correspondente à produção de conteúdo e publicidade ao Ongoing.

A infraestrutura de acesso à internet continuará com a operadora porque é um ativo indispensável para a Oi. A legislação vigente impõe às empresas que vendem banda larga o uso de um provedor.

Em comunicado, o grupo português informou que a "separação" [da unidade de conteúdo e publicidade] começou ontem e deverá ser concluída em poucas semanas. "Durante esse período, nada será alterado em nossas atividades", disse a empresa.

A mensagem foi basicamente direcionada aos funcionários, que souberam da compra antes que ela fosse informada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

TRANSFERÊNCIA

Até a conclusão desta edição, a venda do iG não tinha sido comunicada ao regulador. A Oi confirmou a venda e afirmou, por meio de sua assessoria, que poderia enviar um comunicado à CVM ainda ontem.

Analistas consultados pela Folha entenderam que, ao menos em um primeiro momento, o negócio funcionará como uma parceria.

Isso porque a parte de infraestrutura não será vendida e, portanto, será preciso, após o cumprimento das condicionantes contratuais, criar uma nova empresa, a ser futuramente transferida para o grupo Ongoing.

Segundo os analistas, entre os ativos dessa empresa estariam os 23,48 milhões de visitantes únicos do portal (quinto maior do país, segundo o Ibope) e os 7 milhões de contas de e-mail que atualmente têm uma baixa "rentabilização" (sem estratégias de marketing para gerar receita a partir deles).

O Ongoing é acionista da Ejesa, que edita os jornais "Brasil Econômico", "O Dia", "Marca" e "Meia Hora". O grupo é sócio da Portugal Telecom, uma das controladoras da Oi.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.