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Indústria mantém otimismo com imposto menor

DE BRASÍLIA

Apesar do traço durável dos produtos que compõem a linha branca, o surgimento de mercadorias mais modernas é apontado como um dos motivos para o interesse das famílias brasileiras em renovar fogões, geladeiras e máquinas de lavar.

"A demanda se qualifica a cada evolução tecnológica", afirma Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

Diretor da Whirlpool, que reúne marcas como Brastemp e Consul, Armando Ennis Valle Jr. acredita que ainda haja muito espaço a ser explorado no mercado brasileiro -a carência de máquinas de lavar, por exemplo, garantiria "produção para 15 anos", diz ele.

Valle Jr. aponta a redução do IPI como extremamente importante e diz que isso fez a produção aumentar 15% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "O que imaginamos para este segundo trimestre é o que aconteceu em 2009, com a renovação da redução [do IPI]: um crescimento menor."

Para estimular a indústria, o governo anunciou no fim de março a prorrogação do corte do IPI da linha branca por mais três meses.

Para o presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Eletroeletrônicos), Lourival Kiçula, a expectativa é manter o mesmo percentual de crescimento do início do ano, perto de 15%.

A redução de IPI, diz Kiçula, "sempre foi muito bem-sucedida". Ele reconhece que há uma "pressão maior" de vendas quando se anuncia o fim do benefício e, ao longo do tempo, as vendas ficam "um pouco diluídas". Na avaliação dele, num momento de economia estável, como o atual, as pessoas conseguem ter a real noção do preço e das vantagens oferecidas.

Para Nilson Oliveira, coordenador de pesquisa do Instituto Fernando Braudel, o segmento não conta com o fator "aspiracional".

"Se a pessoa não comprar o mais moderno, não tem problema, não ficará frustrada, a não ser que o produto não funcione." (SDA e FF)

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