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GM vai deixar de anunciar no Facebook

Montadora vê pouco impacto de publicidade e gera mais dúvidas sobre capacidade da rede social de criar receita

Decisão vem às vésperas da abertura de capital; jornal diz que mais empresas questionam eficácia de anúncios

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A General Motors, uma das maiores anunciantes dos EUA, não vai mais comprar anúncios no Facebook.

A decisão, anunciada às vésperas da abertura do capital da rede social, coloca mais dúvidas sobre a sua capacidade de gerar receita.

Executivos de marketing da GM consideram que os anúncios tinham pouco impacto sobre os clientes.

A montadora manterá sua presença no site de mídia social, mas com páginas de conteúdo, pelas quais as empresas não pagam nada ao Facebook e pelas quais podem interagir com consumidores.

"Nós revisamos regularmente nossos gastos com mídia [...]. Em termos do Facebook especificamente, apesar de atualmente não termos planos de manter anúncios, continuamos comprometidos com uma estratégia agressiva de conteúdo", disse a montadora em comunicado.

Amanhã deve ser revelado quanto os investidores pagarão pela ação do Facebook, que começa a ser negociada na sexta-feira.

A procura por ações da rede social tem sido alta, o que levou a empresa a elevar a faixa de preço da ação para até US$ 38 anteontem.

Com isso, o valor de mercado do site chegaria a US$ 104 bilhões, maior que o de empresas como o McDonald's.

Mas muitos analistas duvidam da capacidade do site de gerar receita com anúncios.

O Facebook tem cerca de 900 milhões de usuários que acessam o site todos os meses, segundo a empresa. Sua capacidade de gerar receita vem da possibilidade de usar essa rede e as informações sobre os usuários para fazer chegar a eles publicidade.

A GM gasta US$ 40 milhões com sua presença no Facebook, mas só US$ 10 milhões iam com a compra de publicidade; o resto é gasto com a criação de conteúdo.

A GM é a terceira maior anunciante dos EUA, atrás só da Procter & Gamble e da AT&T. Seu gasto total de marketing é de cerca de US$ 1,11 bilhão, do qual US$ 271 milhões vão para mídia on-line, segundo a Kantar Media.

De acordo com reportagem do "Wall Street Journal", outros grandes anunciantes também vêm questionando os anúncios no Facebook. Alguns citam a dificuldade de medir a efetividade dos comerciais.

Com a Reuters

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