Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Software que reduz fila em hospital leva PE a final de copa

Divulgação
Com a bandeira de Pernambuco, integrante da Mangue Digital comemora o 1º lugar
Com a bandeira de Pernambuco, integrante da Mangue Digital comemora o 1º lugar

HELTON SIMÕES GOMES
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O time pernambucano Mangue Digital representará o Brasil na copa mundial de desenvolvedores de software em julho na Austrália.

Eles venceram a etapa nacional da Imagine Cup, da Microsoft, cujo desafio era criar programas para atingir as Metas do Milênio da ONU, propostas para atacar até 2015 problemas da humanidade em áreas com a saúde.

"É uma segunda chance", disse Hugo Rodrigues, 30, do Mangue. No ano passado, o time representou o Brasil na categoria de hardware. Não ganhou, mas ficou em sexto no mundial, em Nova York. Eles criaram um aparelho que monitora os sinais vitais de pacientes em hospitais.

Para este ano, combinaram a máquina com o software FirstCare, que, além do monitoramento, ordena os dados dos pacientes em um painel conforme o caso, o que ajuda o médico a decidir quem atender primeiro.

O Mangue Digital disputará US$ 20 mil com equipes de 180 países. Com 13,5% dos inscritos no mundo, o Brasil só perdeu em participantes para China e Índia.

Em segundo lugar ficou o Eureka, um software que cria aulas interativas. O terceiro prêmio, dado este mês, em Brasília, foi para o Smart Áudio City Guide, que ajuda deficientes visuais a monitorarem a acessibilidade dos lugares por onde passam.

O jornalista HELTON SIMÕES GOMES viajou a convite da Microsoft Brasil

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.