Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Fusões e aquisições também indicam interesse externo

GITÂNIO FORTES
EDITOR-ADJUNTO DE “MERCADO”

Apesar das incertezas no mercado financeiro, o interesse estrangeiro pelo setor de mineração no Brasil ainda se mantém firme.

Além do levantamento do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) sobre pesquisa de minérios, essa indicação vem também da movimentação de compra e venda de empresas, segundo André Castello Branco, da consultoria KPMG.

Para ele, a demanda deve se manter num patamar elevado em decorrência dos investimentos em infraestrutura e dos projetos ligados principalmente à Copa-2014 e à Olimpíada no Rio em 2016.

O aumento da população global e o crescimento da economia dos países emergentes -que devem ser os responsáveis pela maior parte da produção mundial nos próximos anos, como mostrou estudo do Fundo Monetário Internacional- também são fatores que sustentam esse setor.

O número de negócios na mineração no primeiro trimestre foi pequeno, somente três, o mesmo dos últimos três meses de 2011, o que ao menos mostra estabilidade.

Das três operações, duas foram de empresas de capital majoritariamente estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de companhia estabelecida no país. A terceira envolveu a compra por estrangeiros de empresa no Brasil igualmente administrada por estrangeiros.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.