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Franquia da carioca Yogoberry abre sua segunda loja no Irã

Divulgação
Segunda loja da franquia da marca carioca Yogoberry, aberta em shopping de Teerã
Segunda loja da franquia da marca carioca Yogoberry, aberta em shopping de Teerã

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

Um empresário iraniano que detém direitos de franquia da marca carioca de frozen iogurte Yogoberry está abrindo sua segunda loja em Teerã, menos de um ano após estabelecer o primeiro ponto.

O novo espaço de vendas comandado por Kian Khaleghian, 37, foi inaugurado anteontem na presença do embaixador do Brasil, Antonio Salgado, e será aberto ao público dentro de dez dias.

A loja, um estande com nome estampado em alfabeto latino e no idioma farsi, fica num shopping de classe média alta a oeste da capital.

Khaleghian, que fez carreira no mercado financeiro no Reino Unido, admite que o preço mínimo equivalente a R$ 5 por copinho é alto para os padrões locais. "Quem não tiver condições comprará uma vez por semana ou por mês", afirma.

O empresário minimiza a adversidade do cenário econômico iraniano, minado por inflação, sanções econômicas e pelo risco de guerra.

"Estou no ramo da alimentação. As pessoas sempre irão comer, independentemente do que vier a acontecer."

Khaleghian descobriu a Yogoberry durante um passeio no Rio de Janeiro em 2008. Na mesma viagem, conheceu a estudante de moda carioca Renata Rique, com quem namora até hoje.

Em 2010, assinou contrato de exclusividade no Irã e em seis países do golfo Pérsico: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Kuait, Bahrein e Qatar.

O Irã foi escolhido para iniciar as operações por ser o país mais populoso (75 milhões) e com menos concorrência.

A primeira loja foi aberta em julho passado num complexo esportivo de alta renda. Khaleghian diz que a abertura, no verão, gerou um sucesso estrondoso, interrompido por um inverno mais longo e rigoroso do que o esperado.

"Foi difícil, os clientes desertaram durante seis meses. Mas agora as vendas já superam em 30% o pico do ano passado", afirma.

Khaleghian adquiriu um espaço para uma terceira loja num shopping de Teerã ainda em construção.

O passo seguinte, afirma, é criar subfranquias para espalhar a marca por outras cidades do Irã.

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