Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresa comprada por Soros busca garantias para o 4G

Sunrise, adquirida pelo bilionário, tem até terça para assegurar a participação no leilão da nova tecnologia

Executivo reconhece que há dificuldades para levar à Anatel as garantias bancárias para entrar na disputa

JÚLIA BORBA
DE BRASÍLIA

A empresa Sunrise Telecomunicações, que passou ao controle do fundo de investimentos do bilionário George Soros, tem dificuldades para dar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a tempo, garantias financeiras necessárias para participar do leilão da tecnologia 4G.

À Folha, Carlos André Albuquerque, diretor-geral da Quattro Telecomunicações, holding que controla a Sunrise, diz que deve obter garantias bancárias só amanhã, véspera da data-limite para enviar propostas à Anatel.

"Investimos para participar, mas fomos surpreendidos por essas garantias."

A empresa, que vende pacotes de TV paga no interior paulista, opera a tecnologia MMDS (micro-ondas) na frequência de 2,5 GHz -que será destinada à tecnologia 4G. Leia trechos de entrevista.

-

Acordo com Soros

Soros não comprou a empresa, é coinvestidor, porque os atuais acionistas ficam no investimento. Com o aporte de capital que ele traz, a empresa amplia o número de acionistas. A Sunrise existe no mercado desde 2000. Mas foi no ano passado que passou a ser reconstruída, quando dois novos acionistas compraram 100% da empresa.

Novo foco

Nessa segunda rodada de capitalização, muda o posicionamento completo da empresa. Deixa de ser local, só TV por assinatura, e focará novas tecnologias, investir o que puder em banda larga.

A empresa tem licença para atuar em 44 municípios de São Paulo e analisa a participação no edital [da tecnologia 4G] para expandir, mas isso depende de vários fatores.

Garantias

A Anatel exige garantias que dificultam a entrada de pequenas ou novas companhias. Garantias milionárias.

As empresas que não têm balanço sólido ou ativos físicos no Brasil encontram dificuldades nos bancos e são recebidas com taxas maiores.

A nossa disputa no edital depende de costuras que devem ser feitas até a véspera da entrega das propostas [amanhã].

A empresa começou a ser capitalizada em 2011, o projeto vem de lá, e o capital começará mesmo a partir de agora, com aprovação da Anatel [do controle por parte de Soros].

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.