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Análise

Nada é de graça; a questão é quais consumidores vão pagar a conta

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO
EDITORA DE “MERCADO”

Não existe sacola gratuita.

A questão é quais consumidores vão pagar a conta.

Os supermercados, sabe-se, são empresas como as outras: vivem de lucros e não têm por que aumentar custos.

Sacolinhas serão tão gratuitas quanto iluminação, estacionamento ou empacotadores: está tudo incluído no preço dos produtos.

Falta decidir se cada cliente arca apenas com o que usar ou se todos bancam igualmente a comodidade desigualmente usufruída.

Em algumas lojas, os sem-carro pagam para os motorizados estacionarem. Quem leva sua sacola deve patrocinar o conforto de quem não leva? É uma decisão sobre partilha do custo, travestida de defesa do consumidor ou do ambiente.

Mesmo que sejam ecológicas as embalagens ditas gratuitas, quem escolhe qual modelo usar e quanto pagar? Cada um decide por si? Justiça e lojas decidem por todos?

A sociedade pode preferir uma ou outra opção. Mas seria saudável para o debate fugir do discurso populista e dar o nome certo aos bois.

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