Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Google lança seu tablet e renova Android

Sem previsão de chegada ao Brasil, aparelho é mais leve e vai custar US$ 199 nos EUA, ante US$ 399 do iPad

Empresa entra na disputa de mercado que cresceu 120% no primeiro trimestre e
é liderado pela Apple

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Uma semana após a Microsoft apresentar seu Surface, o Google anunciou sua entrada no mercado de tablets, com o lançamento do Nexus 7.

Sem previsão de chegada ao Brasil, o aparelho, feito em parceria com a taiwanesa Asus, chegará às lojas dos EUA, do Canadá, do Reino Unido e da Austrália em meados de julho, por US$ 199 (o equivalente a R$ 415).

A novidade veio na quinta conferência anual Google I/O, voltada para 5.500 desenvolvedores de aplicativos, em San Francisco.

A empresa também falou sobre seu novo sistema operacional móvel, Jelly Bean, que traz um serviço de voz redesenhado bastante parecido com o assistente virtual Siri, da Apple -com esses mecanismos, o tablet reconhece a voz do dono, "ouve" perguntas e procura as respostas mais adequadas.

DETALHES

No Nexus 7, o sistema permite digitação off-line e respostas também em voz feminina. Com sete polegadas e 340 gramas, ele é mais leve que seus concorrentes.

O preço também é o mesmo do Amazon Kindle Fire, principal rival barato do iPad, da Apple, vendido por pelo menos US$ 399.

O tablet do Google tem câmera frontal, conexões Wi-Fi e bluetooth, processador Nvidia Tegra 3, memória RAM de 1 Gbyte e bateria com autonomia de nove horas.

O Nexus 7 traz o novo sistema operacional Android Jelly Bean, apresentado ontem, que agora tem o Chrome como navegador oficial.

Segundo o brasileiro Hugo Barra, diretor de produto do Google, o Android está em 400 milhões de aparelhos, ante 100 milhões em 2011.

O mês tem sido agitado para o mercado de tablets, dominado pelo iPad (Apple), que tem 70% das vendas.

Há duas semanas, a Apple anunciou seu novo sistema operacional móvel e, na semana passada, a Microsoft apresentou sua linha de tablets Surface, embora sem data de lançamento.

Segundo a consultoria IDC, as vendas globais de tablet subiram 120% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2011. Os da Samsung vêm na frente dos da Lenovo e do Kindle Fire nas vendas.

MAIS NOVIDADES

Outra novidade apresentada foram os mapas para uso off-line no Google Maps para Android -disponíveis em 150 países, mas não no Brasil.

O Google também mostrou um concorrente da Apple TV, o Nexus Q -aparelho que é ligado ao televisor e permite fazer streaming de vídeo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.