Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Eventos são comparados a cultos religiosos

DO ENVIADO A EDIMBURGO

Muitos já descreveram os eventos do TED como uma espécie de culto religioso.

Não faltam razões: do tom às vezes messiânico de Chris Anderson, dono da marca e um dos mestres de cerimônias, à repetição de que as pessoas que estão ali definirão o futuro da humanidade.

O tempo todo, os presentes são tratados como a comunidade TED, e a assiduidade parece ser algo que orgulha. Há quase uma competição para saber quem frequentou mais TEDs.

Anderson insiste sempre para as pessoas se cumprimentarem. "Alguém que está ao seu lado pode mudar sua vida para sempre."

As palavras mais usadas no auditório ou nos corredores são "wow" ou "amazing" (incrível). Há críticas, claro, mas muitas das palestras são finalizadas com a plateia aplaudindo de pé, especialmente se tiver sido contada uma história de superação.

Mas o TED é uma religião cheia de boas intenções e que promove o bem. Além das palestras no palco principal, acontecem outras, num teatro menor, com pessoas menos conhecidas.

Lá, o antigo Terceiro Mundo, principalmente a África, domina. Neste ano, por exemplo, Ola Orekunrin, da Nigéria, mostrou seu trabalho para criar o "Flying Doctors", uma rede que tem conseguido resgatar doentes de áreas inóspitas no oeste da África e levá-los até hospitais.

Tudo começou após a morte de sua irmã, que não recebeu socorro a tempo.

O indiano Manu Prankash exibiu seu microscópio de US$ 0,50. Ele é feito de papel dobrável (menos as lentes) e deve ser montado como uma espécie de origami.

Sua ideia é espalhá-lo pelos países pobres, para que qualquer um possa constatar a contaminação das águas ou de alimentos e evitar mortes.

A brasileira Juliana Machado Ferreira também falou de seu trabalho. Bióloga, ela tem um projeto para analisar o DNA de pássaros selvagens apreendidos pela polícia para rastrear onde atuam os traficantes de animais.

Todos esses palestrantes ganham visibilidade e podem conseguir financiamento para seus projetos.

A presença de celebridades é uma constante nos "cultos". Neste ano, entre os fiéis estava Jodie Foster, atriz que já ganhou dois Oscar.

(VM)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.