Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Transpetro coloca mais um navio em operação

Embarcação é a terceira apresentada pela subsidiária da Petrobras em oito meses

DO RIO

A Transpetro colocou em operação o terceiro navio do Programa de Modernização e Expansão de Frota (Promef).

A primeira viagem do navio-tanque será do Rio para o polo petroquímico da cidade de Camaçari, na Bahia. Construído pelo estaleiro Mauá, o navio tem capacidade para transportar até 56 milhões de litros de combustível.

A subsidiária da Petrobras comemora o fato de ter colocado três navios em operação em um espaço de oito meses, mas ignora o fato de o Promef ter sido lançado há oito anos.

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, afirma que a indústria brasileira, enfim, está atingindo um novo ritmo de produção.

"Foi muito difícil tirar a indústria da inércia e eu tenho que ressaltar que levamos 14 anos para entregar o último navio produzido no Brasil antes do Promef", diz.

Foram encomendados 49 navios no âmbito do programa, com um investimento total de R$ 10,8 bilhões. A indústria vivia seu declínio quando os pedidos foram fechados, em 2007.

Mais um navio deve ser concluído até o final deste ano e um petroleiro tem previsão de entrega para 2013.

Na próxima semana, entra em operação o estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP), que construirá 20 embarcações para transporte de etanol.

(LUCAS VETTORAZZO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.