Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vendas de veículos importados recuam 21,6% no semestre

Segmento negocia sistema de cotas para atenuar impactos das altas do dólar e do IPI

DE SÃO PAULO

Enquanto o mercado de veículos retomou o fôlego em junho, as vendas de importados caíram quase pela metade no mês em relação ao mesmo período de 2011.

No semestre, a retração nas marcas sem fábrica no país é de 21,6%, puxada pela alta do dólar e o adicional tributário aplicado ao grupo.

Os dois fatores devem agravar o quadro do segmento no segundo semestre. A Abeiva (associação dos importadores) prevê terminar o ano com um mercado 40% menor.

"A situação é desesperadora. Se nada for feito, o desastre será ainda maior", afirma o presidente da Abeiva, Flavio Padovan.

A entidade negocia com o governo a adoção de um sistema de cotas de importação sem o adicional de 30 pontos no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) aplicado às estrangeiras desde dezembro.

A associação reúne desde marcas de luxo, como Ferrari e Porsche, até mais populares, como Chery e JAC.

As 29 empresas associadas representaram 4,35% das vendas totais no semestre, de 1,63 milhão de unidades. No mesmo período de 2011, a fatia do grupo era de 5,53%.

O dado exclui as importações de México e Argentina feitas por marcas com fábrica no país.

(GABRIEL BALDOCCHI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.