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Cliente troca plano e procura chip novo em cidade vizinha

Consumidor reclama de qualidade, mas prefere garantir operadora

Morador de Porto Alegre, onde as 4 empresas estão suspensas, compra linha na vizinhança

Jess Giotti//Agência RBS
Cliente em loja da claro, suspensa em Florianópolis
Cliente em loja da claro, suspensa em Florianópolis

DE PORTO ALEGRE
DE SÃO PAULO
DO RIO

A proibição da venda de linhas em Porto Alegre fez o movimento crescer nas lojas da região metropolitana.

As quatro operadoras -Oi, Vivo, TIM e Claro- foram suspensas na cidade desde segunda-feira, pelo Procon.

A gerente Aline Barros, de uma loja da Oi em um shopping de Canoas, diz que a semana vem sendo agitada no estabelecimento devido a clientes que não encontram chips e serviços em Porto Alegre. A cidade fica a 15 km do centro da capital gaúcha.

"Para alguns, existe a necessidade de comprar uma linha para o trabalho", diz.

O Procon de Porto Alegre está fiscalizando o cumprimento da decisão, tomada devido a problemas de sinal na cidade e ao excesso de reclamações. As lojas só podem comercializar novos aparelhos, sem ativar novos chips.

Devido à iniciativa da Anatel, a partir da próxima semana, a Oi também não poderá vender mais novas linhas em todo o Rio Grande do Sul.

A corretora de imóveis Ângela Bonfanti, 48, decidiu se antecipar à medida e foi a uma loja de Canoas. "Queria fazer um plano mais barato e a gente não sabe como vai ser. De repente resolvem trancar não só a venda."

SÃO PAULO

Mesmo ciente da decisão da Anatel, a secretária Renata Mourão, 30, habilitou nesta quinta-feira uma linha da Claro. "Vou usar a linha para trabalho e já temos quatro telefones da operadora", diz.

Apesar da compra, ela diz que concorda com a decisão da agência de suspender a comercialização de novas habilitações. "O serviço é muito ruim. Mas não temos opção, todas as operadoras são horríveis, nem adianta mudar."

Para o empresário Eduardo Siqueira, 45, a qualidade do serviço da operadora vem caindo nos últimos anos. "Ontem [anteontem] mesmo, eu liguei para eles para reclamar do sinal", diz. Cliente há cinco anos da operadora, ele, no entanto, não pensa em mudar. "Minha família toda é Claro. Seria muito trabalhoso para todo mundo."

Já o médico Celso Svartmam, 67, diz já ter se acostumado com as falhas na cobertura da operadora. Ele é cliente da Claro há quatro anos.

A dona de casa Vilma Pereira se queixa da qualidade da conexão à internet 3G da Claro em São Paulo, serviço que contratou em setembro de 2011. "Desde o começo do ano, a velocidade fica abaixo da internet discada, com demora de até 5 a 6 minutos para carregar página."

Funcionários de lojas de operadoras de celular no Rio não registraram corrida de consumidores para comprar planos de voz e dados.

No Estado, a TIM ficará impedida de vender novos planos no Estado.

(FELIPE BÄCHTOLD, THIAGO FERNANDES e LUCAS VETTORAZZO)

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