Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Procon terá atendimento especial para endividados

Programa vai focar em quem tem mais de 50% da renda comprometida

Depois de projeto-piloto no ano passado, ajuda a superendividado será permanente a partir de agosto na instituição

Karime Xavier/Folhapress
Odete Meira, que se endividou quando construiu sua casa
Odete Meira, que se endividou quando construiu sua casa

DE SÃO PAULO

Depois de perceber muita procura de pessoas com dívidas e de olho no crescimento do crédito e da inadimplência, o Procon-SP decidiu dar atendimento especializado e permanente aos chamado superendividados.

O órgão de defesa do consumidor vai transformar o projeto de tratamento do superendividamento, que teve uma versão piloto no ano passado, em um programa permanente. A ideia é que o atendimento especializado comece em agosto.

Serão feitas audiências coletivas com os credores para que o devedor possa renegociar as dívidas e sair da situação de inadimplência, além de palestras de educação financeira e planejamento.

O endividado que procurar um posto Poupatempo, do Procon-SP, será encaminhado ao Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) ou poderá ir direto a essa instituição.

Lá, será feita uma triagem por um questionário para saber se a pessoa está no nível considerado de superendividamento (com mais de 50% da renda comprometidos pelo pagamento das dívidas).

Depois, serão agendadas uma palestra e uma entrevista no Núcleo de Tratamento do Superendividamento, do Procon, e serão escolhidos os devedores que vão participar das audiências coletivas com os credores -os que já tiverem condições para negociar algum pagamento.

O programa terá parceria de instituições como o Tribunal de Justiça e o Hospital das Clínicas -nesse caso, para o encaminhamento correto de pessoas com transtornos relacionados ao consumo.

DICAS

A condutora escolar Odete Meira, 56, chegou a dever R$ 20 mil no ano passado, quando começou a construir sua casa. Metade eram juros. Os débitos eram, principalmente, no cartão de crédito e no cheque especial.

Ela foi uma das participantes do projeto-piloto dos superendividados. Depois de renegociar as dívidas e aprender a controlar o orçamento em uma planilha, estabilizou-se financeiramente.

"Só assim [com a planilha] você consegue guardar dinheiro. Todo mês eu faço para não me endividar", conta.

Além da planilha, a dica dos especialistas é "viver à vista" e gastar menos do que recebe. "Muitas vezes, as pessoas tentam fórmulas para liquidar suas dívidas, mas não têm controle sobre o orçamento", diz o consultor financeiro Erasmo Vieira.

"As pessoas muito endividadas devem estabelecer prioridades financeiras. Se a prioridade é limpar o nome, terá que falar 'não' muitas vezes a novas compras."

(MARIA PAULA AUTRAN E MARÍA MARTÍN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.