Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SP tem novo feirão para renegociar dívidas

Mutirão, organizado pela Serasa, acontece 3 meses após evento similar de concorrente

DE SÃO PAULO

Consumidores com dívidas em atraso em oito empresas, como bancos, lojas e financeiras, poderão renegociar os débitos com desconto em um feirão que acontece entre os dias 25 e 28 em São Paulo.

O evento, organizado pela Serasa Experian, acontece no Expo Barra Funda, na zona oeste da capital, e terá a participação de Santander, Santander Financeira, PanAmericano, Caixa, HSBC, Losango Financeira, Casas Bahia e AES Eletropaulo.

O mutirão ocorre apenas três meses depois de um similar realizado pela Boa Vista, outra empresa de informações financeiras, e pretende atender de 40 mil a 60 mil consumidores.

De acordo com a Serasa, a particularidade do feirão que começa na próxima quarta-feira é que os descontos serão propostos caso a caso, podendo variar conforme o perfil do endividado.

A empresa afirma ainda que poderão ser renegociadas dívidas de qualquer valor e independentemente do período de inadimplência.

Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina, acredita que iniciativas desse tipo para reabilitar o crédito de devedores se tornem cada vez mais frequentes.

"É importante destacar, no entanto, que, mesmo fora de mutirões, os credores estão sempre abertos a renegociar as dívidas", diz.

"Se a pessoa atrasou uma conta, se está com dificuldade em honrar um compromisso, a primeira providência que deve tomar é procurar aquele com quem assumiu o compromisso e conversar."

PREVENÇÃO

Loureiro destaca ainda que o comprador deve fugir do superendividamento, optando sempre por crédito e consumo conscientes.

O índice de atrasos de pagamento de dívidas bancárias acima de 90 dias no Brasil está em 8% e é maior que em outros emergentes, como África do Sul (5,9%), e países em crise, como Espanha (7,3%). Nos EUA, são 2,9%.

Para participar do mutirão, basta comparecer ao local com CPF e RG ou carteira de trabalho.

(CAROLINA MATOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.