Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cresce queixa contra site de compra coletiva

No primeiro semestre, 1.869 reclamações foram registradas contra esses sites, 10% a mais do que no ano passado

Lojas eletrônicas não escolhem bem anunciantes de ofertas e deixam cliente sem informação, diz Procon

HELTON SIMÕES GOMES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A cada R$ 367 mil em vendas nos sites de compras coletivas, uma queixa dos serviços foi feita no primeiro semestre deste ano. Em 2011, a proporção era de uma para cada R$ 1,78 milhão gasto.

Essa situação não decorre da queda nas vendas, mas do aumento de seis vezes no número de reclamações, segundo dados do Procon-SP.

As queixas registradas nos seis primeiros meses de 2012 já superam em 10% o total de todo 2011 -quando o órgão começou a ser acionado sobre o segmento.

Em novembro passado, o Procon autuou Groupon, Clickon e Peixe Urbano, as três maiores do segmento, por registrar 767 queixas. O ano foi fechado com 1.690 reclamações, mas 2012 já soma 1.869.

O avanço das queixas é consequência do crescimento acelerado dessas lojas, diz Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon.

Após desembarcarem no país há dois anos, essas lojas faturaram R$ 687 milhões no primeiro semestre, 25% mais ante 2011, segundo a consultoria Gouvêa de Souza -já são 6% do comércio virtual.

Outro sintoma do crescimento é o volume de clientes. Para Góes, a demanda maior expõe as deficiências das lojas: há falhas na seleção dos responsáveis pelas ofertas e no acolhimento de queixas.

A proliferação de pequenas lojas despreparadas para atender tantos clientes contribui, diz Maurício Salvador, sócio diretor da Gouvêa de Souza. Isso é observado pela fatia das grandes lojas no total de queixas: Groupon, Peixe Urbano e Clickon têm 75% da receita, mas são alvo de 62% das reclamações.

OUTRO LADO

Os sites afirmam focar o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente e na seleção de fornecedores. O Groupon diz que as empresas parceiras atendem a pré-requisitos.

O Clickon diz que busca melhorar a escolha dos parceiros, e o Peixe Urbano alega afinar a qualidade das ofertas e do atendimento.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.